Secretaria Municipal de Educação leva a campanha Maio Laranja para as escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) aderiu à campanha Maio Laranja, promovida pelo Poder Judiciário do Amapá. 18 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data foi oficializada pela Lei 9.970/2000, em homenagem à Araceli Crespo. A campanha visa conscientizar a população e profissionais da educação, que atuam diretamente com o público infanto-juvenil, levando informações a cerca da temática, através de ações didático-pedagógicas nas escolas.

“Não deixe quem você ama ser a próxima vítima”, é o tema da campanha de 2021 e pensando nisso, a SEME estará realizando durante os próximos dias projetos e formações para professores, gestores e todo o público da rede municipal de ensino. Junto das ações, será disponibilizada uma cartilha de orientação e outros recursos para os professores abordarem o assunto de maneira didática com as crianças.

Todos os anos, durante o Maio Laranja, são intensificadas as ações para mostrar à sociedade a importância de denunciar os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o maior canal de denúncias é o Disk 100. A ligação é gratuita e sua identidade é mantida em sigilo. Se você tiver conhecimento de algum caso contra crianças e adolescentes, denuncie, disk 100, sua denúncia serve como gatilho para ações de proteção às vítimas.

Conhece alguma criança ou adolescente? Fique atento, alguns sinais de abuso infanto-juvenil podem ser notados através de mudanças no comportamento, que ocorrem de maneira inesperada; silêncio frequente, já que para manter a vítima em silêncio, o abusador costuma fazer ameaças envolvendo violência psicológica e física, e até mesmo fazendo chantagens. Por isso é fundamental esclarecer que não se deve manter segredos com adultos, sejam eles conhecidos ou não da família.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *