Seed comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Para marcar o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, dando ênfase à valorização da cidadania e à igualdade de condições de vida para os cidadãos com algum tipo de deficiência, o Núcleo de Educação Especial (NEES) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta terça-feira, 21, caminhada no Centro da capital.
Participaram da manifestação cerca de 200 pessoas, entre servidores públicos, estudantes e comunidade em geral. Eles saíram da frente da Seed e seguiram até a Praça da Bandeira.
De acordo com a chefe da Unidade Pedagógica do Núcleo de Educação Especial, Ilaine de Oliveira Silva Mendonça, a manifestação ocorreu em todo o Brasil. Segundo ela, a caminhada foi uma forma de incentivar a construção de espaços acessíveis às pessoas com deficiências.
Ilaine Mendonça disse ainda que, mobilizações como passeatas fazem parte da Lei 9394/96, que garante o projeto político-pedagógico com inserção da área específica para a Educação Especial, no processo de Atendimento Educacional Especializado.
“Com esta caminhada chamamos a atenção das autoridades sobre o problema da falta de acessibilidade dos portadores de deficiências nos prédios públicos, hospitais, lojas, restaurantes, vias públicas e praças do Amapá. Queremos que estes locais sejam adaptados para estes cidadãos“, disse Ilaine Mendonça.
Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *