Seed realiza Curso de Capacitação para o projeto UCA

O Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (NTE/Seed), em parceria com a Universidade Federal do Amapá vai iniciar nesta terça-feira, 5, no Laboratório da Divisão de Informática, na Unifap, o curso de formação para o Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Vinte pessoas participarão da capacitação, que será ministrada por instrutores da Universidade de São Paulo (USP) e se encerrará na próxima quarta-feira, 6.

O objetivo do treinamento é habilitar os envolvidos para o pleno desenvolvimento do uso pedagógico dos computadores UCA nas escolas do Estado. De acordo com a coordenadora, professora Elda Araújo, os participantes serão dois funcionários da Unifap, 10 servidores do NTE e oito professores da Rede Pública do Amapá.

O UCA é um projeto do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os estados. Em agosto deste ano cinco escolas da Rede Pública do Amapá receberam 1.620 computadores com acesso à internet. O projeto foi elaborado como meta para promover a inclusão digital mediante a distribuição de computadores portáteis (laptops) em escolas públicas da rede de educação básica. Cada aluno terá disponível um computador, a fim de incorporar a inclusão digital às metodologias de ensino, tornando as aulas mais atrativas e interativas.
“A formação contará com a participação de formadores selecionados pela USP. Serão beneficiados com o curso técnicos do NTE, dois professores da Unifap e 8 educadores que trabalham nas escolas selecionadas. Nesta primeira etapa, as escolas que terão representantes na capacitação são: Escola Estadual Predicanda Amorim Lopes e Escola Municipal Aracy Nascimento, de Macapá; Escola Estadual Fonte Nova, em Santana; Escola Estadual Veiga Cabral, no município do Amapá; Maria José de Nazaré Lima, no município de Tartarugalzinho; Escola Estadual 7 de setembro, na Serra do Navio e Escola Municipal Adão Ferreira, em Porto Grande”, disse Elda Araújo.

Elton Tavares
Assessoria de comunicação
NJI/CCOM/SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *