Segurança do pleito: Justiça Eleitoral sorteia as duas urnas da Votação Paralela para auditagem

dsc_0037

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou, neste sábado (29), no auditório do TRE, a Audiência Pública de sorteio das duas urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela das Eleições Municipais 2016. O evento visa assegurar a lisura do processo eleitoral e foi acompanhado por autoridades que auxiliam na fiscalização do 2º Turno em Macapá. A ação, que faz parte do cronograma desta Justiça Especializada, foi feita com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TRE).

O sorteio foi feita a juíza Alaíde de Paula que preside a Comissão da Votação Paralela (CVT). A CVT é formada por servidores do TRE, também com a participação de um funcionário do Ministério Público Federal (MPF). Foram sorteadas urnas das seções: 17, que funciona na Escola José de Alencar, da 10ª Zona Eleitoral de Macapá e seção 134, lotada no Colégio Amapaense, da 2ª Zona Eleitoral da capital amapaense.

dsc_0056

Como ocorre a votação paralela

A votação paralela consiste numa simulação da Eleição com urnas oficiais, que seriam utilizadas no pleito e que, portanto, já haviam sido alimentadas com lista de candidatos e de eleitores. O procedimento é feito por amostragem e objetiva validar a confiabilidade das máquinas. As máquinas sorteadas para a auditoria são abertas e fiscalizadas pelos presentes e depois substituídas por outras na seção eleitoral de origem.

Neste domingo, no mesmo horário do início das Eleições, 8h, servidores da Justiça Eleitoral digitarão nas urnas sorteadas, um a um, todos os votos anotados nas cédulas de papel e depositados em uma urna de lona. Às 17 horas, no final da votação, terá início a apuração dos votos e o resultado da contagem nas cédulas e urnas eletrônicas deve coincidir, a fim de comprovar que não há adulteração nos programas da Justiça Eleitoral. O TRE efetua a ação desde 2002.

dsc_0042

Estiveram presentes na audiência o presidente do TRE, desembargador Carlos Tork, juízes membros da Corte Eleitoral Stella Ramos (Vice-Presidente Corregedora) e Décio Rufino; juízes eleitorais da 2ª e 10ª Zonas Eleitorais de Macapá, Adão Carvalho e Augusto Leite, respectivamente, representantes de Partidos Políticos; o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Thiago Cunha; a promotora eleitoral da 10ª Zona, Dra. Alessandra Moro, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amapá, Dr. Eliseu Santos; entidades representativas da sociedade e servidores do TRE.

eleicoes-2016-3-768x393

2º Turno das Eleições Municipais 2016 em Macapá

A capital amapaense é a única cidade do Estado onde o pleito terá 2º Turno, por ter mais de 200 mil eleitores. Macapá possui 277.689 eleitores e a votação para a escolha de prefeito e vive-prefeito ocorrerá de 8h às 17h deste domingo (30) na área urbana, rural e ribeirinha da cidade.

Serviço:

Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *