Segurança Pública: MP-AP participa da passagem de comando da Polícia Militar do Amapá

O promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Iaci Pelaes, que atua nas 8ª e 3ª Promotorias Criminais e Auditoria Militar da instituição, representou a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, na solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Amapá (PM/AP). A cerimônia foi realizada na quarta-feira (18), no Quartel do Comando-Geral da PM/AP.

Na ocasião, a coronel Heliane Braga recebeu o comando da PM/AP, do coronel Paulo Matias, que ficou à frente da instituição por três anos. Ela é a primeira mulher a assumir o mais alto posto da corporação no estado.

A passagem de comando contou a apresentação da tropa ao governador do Estado, Waldez Góes, [comandante-chefe das forças militares do Estado], além do balanço dos investimentos do Sistema de Segurança Pública do Estado e avanços da corporação durante a gestão do coronel Matias.

Durante a cerimônia, coronel Matias agradeceu a oportunidade de comandar a PM/AP e se disse grato aos companheiros de corporação pela união e serviços prestados. Por sua vez, a coronel Heliane Braga afirmou estar honrada pelo novo desafio profissional e garantiu empenho na missão de melhorar ainda mais a segurança da população.

O promotor de Justiça desejou sucesso à nova comandante da corporação. Iaci Pelaes enfatizou que a passagem de comando foi um momento histórico, já que a PM/AP já teve ao longo de sua história 29 comandantes e é a primeira vez que uma mulher chega ao posto máximo da corporação.

“A coronel Heliane Braga assume a função por reunir condições técnicas e experiência para liderar mais de três mil militares que fazem parte da Polícia Militar do Estado. Portanto, é uma profissional altamente preparada para o posto e possui uma trajetória com bons resultados na prática policial, formação de agentes de segurança e gestão. Ficamos felizes de participar da passagem de comando, pois acreditamos que ela desenvolverá suas atividades com competência, inclusive com o compromisso de combater com mais intensidade a violência contra a mulher”, pontuou o promotor de Justiça Iaci Pelaes.

Sobre a nova comandante da PM/AP

Nos 23 anos de carreira militar, a coronel Heliane Braga comandou o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) entre 2019 e setembro de 2021, foi subcomandante do 1º Batalhão da PM, do Batalhão Ambiental, e colaborou com outras organizações dentro da instituição.

Heliane é natural de Macapá. Casada há 16 anos com o coronel PM Aldinei. Ela tem dois filhos e se formou bacharel em segurança pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco/Universidade Estadual da Paraíba (2001), em Direito e também em Fisioterapia.

Participaram do evento o governador do Amapá, Waldez Góes; representantes de todas as esferas de poder do Estado; o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza; parlamentares estaduais e municipais; autoridades do Exército Brasileiro, secretários de Estado, servidores do GEA, imprensa e sociedade civil organizada.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Elton Tavares, com informações do Governo do Amapá.
Colaborou o fotógrafo José Baía, da Seco/GEA.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *