Seleção para cursos de qualificação criados com emenda parlamentar de Júnior Favacho recebem 420 inscritos em Ferreira Gomes

Um total de 420 pessoas se inscreveu no processo seletivo para cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa “Qualifica Amapá” no município de Ferreira Gomes. As vagas oferecidas foram custeadas por uma emenda parlamentar de R$ 511,1 mil destinada pelo deputado estadual Júnior Favacho (MDB). Agora, o Governo do Estado (GEA) iniciará o processo de seleção dos 300 candidatos aprovados, e a expectativa é de que em duas semanas as aulas comecem no município.

Com as inscrições encerradas na última sexta-feira, 17, o certame para os 20 cursos ofertados registrou alta procura. Esses cursos abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo Aplicador de Revestimento Cerâmico, Instalação Hidráulica, Eletricista de Instalação Predial, Panificação e Confeitaria, Garçom, Manutenção de Computadores e até Noções Básicas para Cuidadores de Pets. Cada curso terá duração máxima de cinco semanas.

De acordo com Júnior Favacho, a destinação dos recursos tem o objetivo de suprir uma carência no município, que é a de formação para mão de obra qualificada em diversas áreas. Segundo ele, essa demanda foi apresentada por vereadores de Ferreira Gomes e prontamente atendida por seu gabinete através das emendas impositivas. O parlamentar também explicou que políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda são algumas das prioridades do seu mandato.

“Enxergamos a oferta desses cursos de qualificação como uma oportunidade de abrir as portas do mercado de trabalho para os moradores de Ferreira Gomes. O desemprego é um problema crônico no nosso estado e precisa ser combatido com políticas públicas como essa. Os ferreirenses beneficiados com esse programa sairão dessa formação aptos a atuar no mercado de trabalho local, e até empreender com o conhecimento adquirido ao longo das aulas”, disse Júnior Favacho.

Essa ideia corrobora o planejamento da Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que coordena o programa. De acordo com o secretário Ezequias Costa, a pasta pretende atuar em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e com o empresariado local para facilitar a inserção dos alunos dos cursos no mercado de trabalho ao final da capacitação.

“Essa é uma iniciativa muito importante que conseguimos levar para a população de Ferreira Gomes com o apoio do deputado Júnior Favacho. Queremos que os alunos dos cursos sejam inseridos no mercado de trabalho ou tenham capacidade de iniciar o próprio negócio. Os cursos que estão sendo levados para o município foram planejados de acordo com as especificidades do lugar. O objetivo é capacitar os cidadãos para que possam desenvolver os potenciais turísticos e econômicos regionais”, destacou o secretário.

Próximos passos

Os nomes dos 300 selecionados para as vagas oferecidas em Ferreira Gomes devem ser divulgados na próxima semana no site do GEA, e técnicos da Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) entrarão em contato com os candidatos através do telefone fornecido durante a inscrição. Os que que não foram selecionados para a primeira etapa foram incluídos automaticamente no cadastro reserva e poderão integrar turmas de outros módulos, sem a necessidade de realizar uma nova inscrição.

Assessoria de comunicação

  • Parabéns Deputado Júnior Favacho, mandato de muito trabalho em prol do desenvolvimento do Amapá 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Parabéns, deputado @juniorfavacho, sempre com visão de águia, trabalhando para o bem estar do povo amapaense, com esses cursos profissionalizantes, os jovens de Ferreira Gomes, não precisam deixar seu município e seus familiares, para se profissionalizarem e terem um emprego digno. Parlamentar atuante e sempre fazendo a diferença.

  • Muito bom deputado Junior Facacho , emenda parlamentar muito bem destinada para a qualificação dos munícipes de Ferreira Gomes..

  • Parabéns deputado júnior Favacho,sempre trabalhando e atuante no desenvolvimento trabalhista do nosso Estado do Amapá

  • Parabéns ao deputado Júnior Favacho pela emenda de R$ 511,1 mil destinada ao programa “Qualifica Amapá” no município de Ferreira Gomes. Graças a essa iniciativa, os jovens de Feereira Gomes terão uma excelente oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *