Seletiva nos Polos Municipais iniciam nesse final de semana dando início às competições do Arraiá do Meio do Mundo

Neste sábado, 10 de junho, o 10º Arraiá no Meio do Mundo entra na fase seletiva de grupos, a partir dos Polos Municipais, e a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), realizadora e organizadora do evento, abre o circuito no município de Amapá, onde haverá a disputa dos grupos do Polo Norte. É o início do festival junino amapaense, onde mais de cem grupos das categorias Estilizada e Tradicional se apresentam para público e jurados, com as indumentárias e coreografias previstas na sinopse apresentada e passam pela seleção que define os grupos que participam das etapas seguintes.

Cinco municípios integram o Polo Norte: Amapá, dois grupos; Oiapoque, um; Porto Grande, com três grupos; Pedra Branca, dois; Ferreira Gomes, dois; e Calçoene, que disputa com um grupo. Os dez quesitos, Tema, Dança, Passo de Quadrilha, Miss Caipira, Criatividade, Harmonia de Passos e Evolução, Conjunto, Entrada e Saída, e Indumentária são que avaliados pelos jurados, e as sete primeiras selecionadas se classificam para a fase semi-final, onde uma nova seletiva é feita. A competição será na praça Central, onde o público poderá prestigiar e torcer para os grupos e misses.

O Arraiá do Meio do Mundo 2017 iniciou em novembro do ano passado, com a visita da Fefap aos Polos, para dialogar com os grupos e fechar parcerias. Entre março e abril, os grupos cumpriram o regulamento interno para regularização, e participaram dos Pré-Festivais, para arrecadar renda. Em seguida os grupos começaram a preparar as candidatas ao concurso Garota e Garoto Fefap, nas categorias Estilizada e Tradicional, que aconteceu no último final de semana, e participam agora das eliminatórias nos Polos, quando as selecionadas se preparam para as fases semi-finais e finais estadual.

De acordo com o calendário da Fefaf, os próximos Polos são o Jari, dia 28, com grupos de Laranjal e Vitória; Polo Santana, em 18 de junho; e o Polo Macapá, de 21 a 24. Selecionados os vencedores dos Polos, inicia a Eliminatória da Categoria Tradicional, e nos dias 29 e 30, e de 1º a 4 de julho tem Eliminatória da categoria Estilizada, e a semi-final desta categoria será dias 5 e 6 de julho. Em 7 de julho acontece a final da categoria Tradicional, e dia 8, a final da categoria Estilizada, encerrando o Arraiá do Meio do Mundo.

PROGRAMAÇÃO

17/06 – Polo Jari -No município de Laranjal do Jari
18 de junho – Polo Santana
21 à 24 de junho – Polo Macapá
29 e 30 de junho – Eliminatória da categoria Tradicional
1º a 4 de julho – Eliminatória da Categoria Estilizada
5 e 6 de julho – Semi-final da categoria Estilizada
7 de julho – Final da categoria Tradicional
8 de julho – Final da categoria Estilizada

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – FEFAP/Arraiá do Meio do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *