Sema realiza workshop sobre construção participativa das salvaguardas Amapaenses

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizará nesta próxima terça-feira, 6, de 9h às 13h, um workshop virtual sobre a construção participativa das salvaguardas socioambientais amapaenses. O objetivo é apresentar os resultados e contribuições dos participantes de oficinas online ocorridas de setembro. Nesses encontros, eles apresentaram propostas de princípios, critérios e indicadores.

As inscrições para o Workshop podem ser feitas pelo link https://doity.com.br/workshop-de-devolutiva-da-construcao-participativa-das-salvaguardas-amapaenses

As Salvaguardas Socioambientais são um conjunto de mecanismos de controle e monitoramento de risco e de cumprimento de direitos da sociedade, que tem como objetivo assegurar que programas e projetos de REDD+ (uma sigla em inglês que significa: desmatamento evitado) e de Serviços Ambientais não causem efeitos negativos à sociedade.

Esta iniciativa busca envolver todas as pessoas que vivem da natureza para a construção de mecanismos que garantam a proteção dos seus direitos, a manutenção da biodiversidade, a melhoria das políticas públicas e valorização dos serviços ambientais das florestas, além de reconhecer a importância das pessoas que ajudam na manutenção e conservação da natureza.

As Salvaguardas Socioambientais estão vinculadas à criação e implementação do Sistema Estadual de Clima e Incentivo aos Serviços Ambientais (Secisa), uma ferramenta que está sendo construída com apoio do projeto Florestas pelo Clima, por meio da parceria Governo do Amapá e Conservação Internacional (CI). O Secisa busca envolver governo, sociedade, setor privado e academia, visando benefícios econômicos e sociais através da conservação da natureza e consequentemente a manutenção dos serviços ambientais gerados pelos seus ecossistemas.

Saiba mais sobre as Salvaguardas Socioambientais: 

Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação/ Projeto Florestas pelo Clima
(96) 981197655

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *