Semana da Consciência Negra e Encontro dos Tambores será de 18 a 25 de novembro


A Semana da Consciência Negra inicia no dia 18 e segue até 25 de novembro, reunindo comunidades negras tradicionais no maior evento do Norte dedicado à confraternização e valorização da cultura negra. Com a parceria do Governo do Estado, a União dos Negros do Amapá (UNA) promete uma festa dentro dos padrões dos últimos anos, com uma programação de conscientização e lúdica, com destaque para todas as manifestações, incluindo o momento mais esperado, que é o Encontro dos Tambores, que está em sua XIX edição. A programação acontece no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA).

O evento inicia com o concurso o Mais Belo Negro (18) e a Mais Bela Negra (19), que escolhe um representante de cada gênero da raça. Disputam candidatos descendentes de famílias negras tradicionais. No dia 20, Dia da Consciência Negra, tem a tradicional Missa dos Quilombos, celebrada pelo Padre Paulo com a participação da banda base tradicional do evento e do coral de mulheres negras. É um momento em que todas as manifestações religiosas se encontram em um só espaço. 

De 21 a 24 de novembro acontece o Encontro dos Tambores, com a participação de 44 comunidades apresentando suas culturas, como marabaixo, batuque, zimba, tambor de crioula e sairé. Nas quatro noites as comunidades levam suas bandeiras e tambores, e mestres, jovens e crianças dançam e cantam suas tradições. O encerramento da programação é dia 25, quando a UNA completa 27 anos, com um grande show artístico.

Mariléia Maciel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *