Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Macapá ofertará serviços e espaços de cultura

SemanaConsciênciaNegra

As secretarias municipais da capital estarão presentes na União dos Negros do Amapá (UNA) durante a realização do Encontro dos Tambores. A programação da Prefeitura de Macapá, que tem à frente o Instituto de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), acontecerá de 19 a 25 de novembro. Além desses serviços, o Executivo municipal apoiará o evento com o repasse de R$ 30 mil.

No dia 19 (quinta-feira), abertura da festa, o Improir organiza em frente ao auditório da UNA a Feira Afroempreendedora, com peças artesanais de diversas comunidades tradicionais e de artistas da cidade. Quem quiser conhecer e adquirir uma obra é só passar pelo local, que funcionará das 14h à 1h, do dia 19 a 25 de novembro.

No mesmo período, mas com funcionamento das 14h às 22h, depois de muito tempo o Museu do Negro voltará a ganhar vida com a exposição “Histórias Negras”, que, por meio de quadros, fotos, peças e artefatos, irá resgatar histórias de pessoas e de acontecimentos que marcaram a formação desse povo, bem como personalidades marcantes do Encontro dos Tambores.

Dia 20 (sexta-feira) é dia de mais uma edição da “Caravana Saúde do Axé”, realizada pela Prefeitura de Macapá há dois anos, em parceria com a Renafro e outras secretarias como Semsa, Semed, Semam, Semur, além do Superfácil. Em sua sexta edição, os serviços de saúde, assistência social, recreação e meio ambiente sairão pela primeira vez de um terreiro, onde tradicionalmente são realizados, para funcionar na Escola Azevedo Costa, em frente à União dos Negros. A intenção é disponibilizar os serviços às comunidades tradicionais que participarão do Encontro dos Tambores e também aos moradores do Laguinho e bairros adjacentes.

Ainda no dia 20, das 18h às 18h40, e antes da Missa dos Quilombos, mestres de capoeira e seus aprendizes mostrarão sua arte negra. Eles se encontrarão no centro da UNA para a “Puxada de Rede-Capoeira”, momento em que eles pretendem transmitir seus valores ancestrais, mostrar sua identidade ao público.

No dia 23 (segunda-feira) as atividades começam às 16h, com o Piquenique Juventude de Terreiros e Roda de Diálogos. A intenção é reunir a juventude de terreiro amapaense para debater sobre direitos humanos da matriz africana e o combate à intolerância religiosa e a desigualdade racial dentro do Amapá. A temática a ser refletida é “Juventude de Terreiro e a Auto Afirmação de sua Identidade no Enfrentamento da Intolerância Religiosa”.

Com as casas tradicionais de candomblé, mina e umbanda, ainda no dia 23 ocorrerá a “Roda de Axé dos Cultos Afros” para mostrar que as religiões afro também têm seus momentos culturais de muita beleza e riqueza, com músicas, danças, comidas típicas. A finalidade é desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos e alimentares provenientes da cultura africana. Esse momento deve acontecer durante as apresentações das comunidades, uma vez que as casas de terreiro são culturas também tradicionais. O espaço foi pedido pelo Improir ao presidente da UNA, Yuri Soledade, que aprovou a proposta junto com os pais e mães de santo, em reunião.

Por fim, no dia 25 (quarta-feira), das 15h às 18h, a Prefeitura de Macapá propõe um amplo diálogo para a Construção do Plano Municipal de Igualdade Racial. Essa agenda pretende reunir segmentos do movimento negro, sociedade civil organizada, comunidade acadêmica, entidades e representantes públicos para a construção do plano.

A Prefeitura de Macapá está no apoio da realização do Encontro dos Tambores bem antes dos dias do evento. Por meio da Semur, Semob e Secsub, esteve à frente, em parceria com a UNA e a comunidade, da limpeza do espaço, reforma e pintura do espaço, onde ocorre o evento.

Rita Torrinha/Asscom Improir
Contato: 9 9189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *