Semana da Criança: Especialista alerta para a importância de brincadeiras tradicionais


Na Semana que se comemora o Dia da Criança ações de conscientização e entretenimento alertam para os benefícios que as brincadeiras tradicionais oportunizam para adolescentes e crianças

Pira-alta, pega-pega, ciranda de roda, entre outras brincadeiras infantis estão a cada dia mais fora da rotina da maioria das crianças brasileiras. O que, consequentemente, abre espaço para videogames, acessos à internet, jogos online e outras atividades que envolvem apenas o campo mental da meninada.

Baseados nestes fatos, especialistas chamam a atenção de pais e responsáveis para a importância de ações de entretenimento que envolvam a integração social e atividade física. A pedagoga, Adriana Carla Cruz, explica que brincadeiras tradicionais são necessárias para o desenvolvimento da coordenação motora da criança, além de proporcionar a oportunidade de interação e convivência social.

“Nós precisamos enquanto pais, profissionais da educação, formadores de opinião, dar atenção para a atividade de brincar tradicionalmente, como uma atividade sadia para resgatar a criatividade da criança. Como exemplo, uma simples pintura, é uma forma de usar o corpo como uma ferramenta de alegria, e entretenimento com movimentos, para não ficar apenas nos jogos eletrônicos, que são importantes também, mas o movimento físico é fundamental”, explica.

Integração social e saúde – Para resgatar brincadeiras tradicionais e oportunizar momentos lúdicos com atividades esportivas e de lazer, o Amapá Garden Shoppping em parceria com a Faculdade Apoena, realizam o projeto “Fábrica de Brinquedos”.

A gerente de marketing do Shopping, Joicilene dos Santos, comenta que a ação é de cunho pedagógico com ações lúdicas de recreação, que despertam a interação e competitividade salutar entre as crianças. “Queremos, além de comemorar o Dia da Criança, por meio desta semana dedicada à nossa garotada, contribuir com o desenvolvimento e formação de nossos meninos”, assegura.

Programação – O Fábrica de Brinquedos ocorre desde o dia 3 de outubro, e vai se estender até o dia 12. Entre a programação, roda de leituras de histórias clássicas, pintura no rosto, concurso de fantasias, oficinas de pintura e recicláveis, e muitas outras atividades.

O projeto conta com a participação de cerca de quatro turmas de acadêmicos de pedagogia da Faculdade Apoena. “É uma satisfação observar que crianças e adolescentes participam conosco deste trabalho, é gratificante”, finaliza Joicilene.
Assessoria de imprensa do Amapá Garden Shopping
Flávia Fontes
(96) 8112-9431 ou (96) 9142-8556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *