Semana de Museus terá programação artística simultânea em Macapá e no interior

RTEmagicC_museu-sacaca_02

Por Larissa Cantuária, da Agência Amapá

Palestras científicas, exposições fotográficas e apresentações de grupos culturais serão algumas das atrações da 13ª Semana de Museus, que ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, no Amapá. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio.

O tema da semana será “Museus para uma sociedade sustentável”, lançado pelo Conselho Internacional de Museus. Neste sentido, o Amapá vai realizar atividades que visam destacar a importância dos recursos naturais e conscientizar a sociedade na preservação do meio ambiente.

A abertura oficial do evento vai acontecer na segunda-feira, 18, na Fortaleza de São José de Macapá, às 18h30. A programação contará com shows de artistas locais e apresentação da banda da Polícia Militar.

Nos demais dias acontecerão programações simultâneas nos museus Sacaca, da Imagem e do Som, de Arqueologia e Etnologia do Amapá, Joaquim Caetano da Silva, Pinacoteca Cepav – CP e Fortaleza de São José de Macapá. A Galeria de Artes Samaúma e o Museu da Base Aérea da Segunda Guerra Mundial, localizados no município do Amapá, também participarão do evento. O encerramento da semana será no domingo, 24, na Fortaleza de São José de Macapá, às 19h.

O titular da Secult, Disney Silva, destacou a importância da população conhecer os museus do Amapá. “Ao visitar os museus, a sociedade aprende sobre o passado do nosso Estado e isso é um dos pontos fundamentais para valorizar a cultura amapaense”, disse.

Passeio ciclístico

Apesar da programação oficial iniciar no dia 18, a Secult organizou um passeio ciclístico para o sábado, 16, às 8h. A saída será da Praça do Barão do Rio Branco, com destino a Fortaleza de São José de Macapá. O percurso irá parar em frente aos museus de Macapá, para contemplá-los e fazer a leitura histórica destes patrimônios.

Confira aqui a Programação da 13ª Semana de Museus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *