Semana do Aleitamento Materno e do Bebê movimenta unidades de saúde da capital

A Semana do Aleitamento Materno e do Bebê segue com atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Nesta quinta-feira, 9, nas UBS’s Brasil Novo, Rubim Aronovitch e Raimundo Hozanan, mamães e bebês puderam participar de atividades especiais, como rodas de conversa, palestras, consultas ginecológicas e pediátricas, exames, pintura de barriga, além das orientações nutricionais e sorteio de brindes. A programação, que tem como tema Aleitamento materno: a base da vida, busca reforçar, dar visibilidade e incentivar a prática da amamentação, além de incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento e crescimento do bebê.

A professora Cristina Oliveira amamenta a filha Amanda, de dois anos até hoje, e diz que essa foi a decisão mais importante que poderia tomar em benefício da filha. “Ouço muitas críticas de pessoas que dizem que minha filha já está grande, que eu deveria tirar ela do peito. Sempre explico que essa é uma decisão minha, que tomei justamente para garantir todos os benefícios que o leite materno pode dar para ela. Amanda é uma criança de dois anos que dificilmente fica doente e, tenho certeza, que essa imunidade ela adquiriu na amamentação”, conta Cristina.

Além da proteção no curto prazo, crianças e adolescentes que foram amamentados têm menos chance de se tornar obeso e protege o bebê de infecções e reduz a mortalidade infantil. “Todas as programações que estão acontecendo nas unidades, escolas e Cras são voltadas para esse resgate da prática da amamentação, para sensibilizar essa mãe de como é importante amamentar o bebê e os inúmeros benefícios que essa atitude traz”, disse a coordenadora de Saúde da Criança, Raphaela Chaves.

No sábado,11, acontecerá o encerramento da programação, que será na Praça Floriano Peixoto, a partir das 16h, onde as secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social estarão juntas para promover atividades de educação em saúde, atrações artísticas e culturais, além do tradicional mamaço.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *