Semana do Doador de Sangue

A Semana do Doador de Sangue acontece no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) no período de 21 a 25 de novembro, das 8h às 12h. E para encerrar com chave de ouro, o Hemoap irá realizar, no dia 25, homenagens aos doadores voluntários de sangue. 
A Semana do Doador de Sangue abordará o tema “Seja Doador: Existem coisas que só um ser humano pode fazer”. Durante a programação serão proferidas palestras sobre qualidade de vida, DSTs, nutrição e doação de sangue. 
Segundo o diretor do Hemoap, Ivan Daniel, a Semana do Doador tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de manter um estoque preventivo de sangue durante o feriado das festas de fim de ano. 
Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro e, na última semana deste mês, os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações. 
Portanto, a criação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue vem oficializar e ampliar uma prática já legitimada pela sociedade. Esse esforço pelo aumento das doações ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue. 
Cristiane Mareco/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *