Semana dos Museus no Amapá terá palestras, exposições e shows

RTEmagicC_museu-sacaca_02

Por Jéssica Alves

A 13ª edição da Semana Nacional dos Museus terá uma programação com palestras científicas, filmes, exposição de artesanato e fotografias, além de shows com artistas locais. A semana acontecerá de 17 a 24 de maio, em oito instituições de Macapá e do município de Amapá.

Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a programação, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), visa destacar a importância dos recursos naturais e conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente. A abertura ocorrerá neste domingo (17), às 18h, na Fortaleza de São José de Macapá.

As ações ocorrerão nos Museus Sacaca, da Imagem e do Som, de Arqueologia e Etnologia do Amapá, Joaquim Caetano da Silva, Pinacoteca Cepav – CP e Fortaleza de São José, em Macapá. E no município de Amapá, nos Museus Galeria de Artes Samaúma e Base Aérea da Segunda Guerra Mundial.

Segundo informações da Secretria de Estado da Cultura (Secult), as atividades ocorrerão simultaneamente. De acordo com o secretário, Disney Silva, o evento serve para maior divulgação e valorização dos museus amapaenses.

“A sociedade, ao visitar os museus, tem o aprendizado sobre o passado de nosso estado e este é um dos principais pontos de valorizar a cultura amapaense. Com a programação, nossos museus ganham mais visibilidade e divulgação”, explica.

Patrimônio cultural

Durante a Semana dos Museus, a Secult lançará uma campanha para inserir a Fortaleza de São José de Macapá, que está no conjunto de fortificações do Brasil, na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

De acordo com o secretário, uma equipe da Unesco virá ao Amapá para avaliar a conservação do bem e o reconhecimento da sociedade. “A fortaleza está concorrendo com outros bens, mas ela possui características peculiares e que servem de referência social, histórica e cultural para todo o país”, ressaltou o secretário.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *