Semana Macapá Saudável inicia com orientação nutricional nas UBS’s


O Município deu início a mais uma edição da Semana Macapá Saudável, nesta terça-feira, 17. É uma semana voltada para alertar a população sobre os riscos do excesso de peso e da obesidade em todas as faixas etárias. A programação é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e ao Dia Mundial da Alimentação, datas que estimulam a prática de atividade física e alimentação saudável.

“Esse é o terceiro ano da campanha. Em uma semana, nossos atendimentos são voltados para a sensibilização dos usuários sobre os perigos da obesidade para a saúde. Sentir-se feliz com a comida e com o próprio corpo não é uma realidade tão distante de nós, a ponto de não podermos mudar o rumo dos nossos hábitos alimentares”, explica a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

O evento faz parte das ações de prevenção e controle do excesso de peso e da obesidade no município de Macapá. Atualmente, a doença é considerada um problema de saúde pública; 52% da população está com sobrepeso e 18% em situação de obesidade. “É bom conhecer as opções de trocas saudáveis dentro do nosso dia a dia. A nutricionista me orientou a substituir os doces por frutas, até como maneira de prevenir o surgimento de diabetes”, comenta a diarista Luciana Ribeiro.

A pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) também aponta que somente 30% dos amapaenses fazem a ingestão regular de frutas e verduras. Essa resistência, a servidora pública Paloma Moraes enfrenta com a filha Poliana, 4 anos. “Crianças têm mais dificuldade para comer verduras e legumes. Com essas orientações e a demonstração do que faz bem à saúde, acredito que agora será mais fácil a aceitação da minha filha”, relata.

As atividades acontecerão até 20 de outubro e se estenderão, além das UBS’s, para as academias ao ar livre e escolas municipais de educação infantil. Durante toda semana, acontecerão “aulões” de ginástica, orientação nutricional, palestras sobre obesidade, dinâmicas sobre alimentação saudável e apresentação do Guia Alimentar da População Brasileira.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *