Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá em todos os campi do Ifap

As seis unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) integrarão a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018, que acontecerá entre os dias 15 e 21 de outubro com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. As unidades do Ifap de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Santana estão com inscrições gratuitas abertas para diversas oficinas, palestras, minicursos, mesas-redondas e relatos de experiências. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Além do Ifap, fazem parte da programação do evento no Amapá a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Estadual do Amapá, além de diversas faculdades privadas.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 15/10, às 19h, no Teatro das Bacabeiras, reunindo representantes de todas as instituições parcerias do evento. A novidade da edição deste ano é que, ao lado do teatro, será realizada a feira de profissões, na qual cada instituição de ensino montará estandes para explicar ao público visitante detalhes sobre os cursos que ofertam e sobre o respectivo mercado de trabalho dos egressos. Os estandes do Ifap vão mostrar os cursos ofertados em todas as unidades além da capital.

O Ifap irá produzir uma publicação científica inédita no evento, com informações dos trabalhos apresentados em parte da programação. A publicação será viabilizada através de recursos provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que selecionou a proposta de publicação do instituto em chamada pública destinada a fomentar produtos que tenham por objetivo à divulgação e à socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos entre a sociedade brasileira.

Autores de trabalhos científicos ligados à iniciação científica e à pós-graduação interessados em compor a publicação poderão enviar, para a comissão organizadora da programação do Ifap, resumos expandidos de seus trabalhos a partir do dia 17/9 para inscrição nos respectivos eventos:

V Simpósio de Pós-Graduação

Inscrições pelo e-mail:[email protected]
Detalhe: Envio de resumo expandido

Inscrições: 17 a 30/9

3ª Jornada de Iniciação Científica

Inscrições: 17 a 30/9

Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Detalhe: Envio de resumo expandido

Campus Laranjal do Jari

O destaque da programação que acontecerá no campus Laranjal do Jari será a presença, já confirmada, da professora doutoranda Elizabete Rodrigues. A professora e pesquisadora desenvolve projetos científicos desde 2008 com os seguintes temas: migração, biogás, pressão, hidroelétrica, reciclagem de lixo eletrônico, produção de repelentes para formigas de fogo, produção de vinagre a partir de reaproveitamento do jambo vermelho, gel cicatrizante e creme hidratante a partir do jambeiro, soro orgânico a partir do veneno da arraia e outros, premiados em Mostra Nacional e internacional de Ciências e Tecnologia. Atualmente leciona na Escola Estadual Elcy Lacerda Rodrigues, em Macapá.

Campus Macapá

Outro destaque da programação será a presença do professor doutor Caio Sgarbi Antunes, cuja participação no evento é fruto da parceria entre o Ifap e a Unifap. Sgarbi participará da programação do campus Macapá, mais especificamente do Simpósio de Pós-Graduação.

Sobre a SNCT

Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” a identidade visual da SNCT 2018 teve como norteador o desenho da aluna Helen de Souza Nunes, da cidade de Guiratinga-MT, que foi a vencedora do II Concurso Nacional de Desenhos – SNCT 2018, realizado em parceria com o Museu Itinerante Ponto UFMG.

A SNCT foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. É realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *