Seminário “Estado Laico X Intolerância Religiosa e Racismo Religioso” discute preconceito contra religiões de matrizes africanas em Macapá

Nos dias 6 e 7 de julho acontece o Seminário “Estado Laico X Intolerância Religiosa e Racismo Religioso”. O evento é realizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em parceria com o Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (Cepres), da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O seminário será transmitido pelo canal do YouTube da Prefeitura de Macapá. O objetivo é debater a realidade do ensino da religiosidade de matriz africana e ameríndia no município e fomentar estudos, pesquisas e ações de extensão na temática.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, é crescente a mobilização e a conscientização da sociedade sobre intolerância e racismo religioso. Porém, ainda é necessário um avanço no sentido de efetivação de políticas públicas que reduzam essas práticas.

“As comunidades religiosas de matrizes africanas são as maiores vítimas do racismo religioso. Precisamos buscar políticas públicas efetivas, especialmente as educativas. Todas as crenças e religiões precisam ter seus espaços preservados e seu sagrado respeitado. O Improir acredita no respeito e diversidade, por isso desejamos criar, nos próximos meses, um comitê de combate à intolerância religiosa”, frisa a presidente.

Debate

A programação conta com duas palestras. A primeira tem como tema o “Estado Laico X Intolerância Religiosa e o Racismo Religioso” e a segunda abordará as “Comissões de Combate à Intolerância Religiosa e ao Racismo Religioso no Brasil”, ambas iniciarão às 18h.

‘’No Brasil, frequentemente terreiros de candomblé, tambor de mina e demais variantes são invadidos por religiosos e não religiosos. Os espaços são quebrados, os pais de santo violentados. No Amapá, temos alguns casos de intolerância registrados, como o do terreiro do Pai Salvino, que ocorreu em 2019. Além disso, algumas igrejas católicas já tiveram suas imagens quebradas, igrejas evangélicas suas bíblicas rasgadas e queimadas, dentre outros’’, explica o doutor em sociologia Marcos Vinicius Reis, que coordena o grupo Cepres/Unifap

Confira a programação:

Palestra: Estado Laico X Intolerância Religioso e do Racismo Religioso
Data: 6 de julho de 2021
Horário: 18h
Palestrantes:
• Prof. Me. Pablo Sukiennik (OAB – DF)
• Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (Unifap)
• Prof. Elianildo Nascimento (Renadir)
Mediadora: Dra. Maria Carolina (Improir)

Palestra: Comissões de Combate à Intolerância Religiosa e ao Racismo Religioso no Brasil
Data: 7 de julho de 2021
Horário: 18h
Palestrantes:
• Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti (UFPB)
• Mãe Baiana – Coordenadoria de Política da Promoção e Proteção da Liberdade Religiosa
• Dra. Marga Stroher (Coordenadora Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República).
Mediadora: Dra. Maria Carolina (Improir)

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *