Seminário traz ativista em educação inclusiva Lucelmo Lacerda

O VI Seminário de Educação Inclusiva do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) traz um dos maiores nomes do campo da Educação Inclusiva, o professor Lucelmo Lacerda. Com programação cultural, palestras, oficinas e mesa-redonda, o evento acontece nos dias 18 e 19 de junho com o objetivo de discutir a efetividade da inclusão escolar de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). As inscrições podem ser realizadas através do link disponível AQUI.

O seminário está na sexta edição e é realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Para a coordenadora das atividades, Tatiani Cardoso, a ampla discussão pública sobre o tema fortalece as competências técnicas, políticas e éticas sobre a educação inclusiva.

“O debate sobre a educação inclusiva e especial é contínuo e necessário para que os direitos de pessoas com deficiência sejam garantidos e de fato respeitados para que possamos vislumbrar a ideia do desenho universal da aprendizagem assegurado pela Lei nº 13.146/2015. Precisamos também, sobretudo, pontuar aspectos arquitetônicos, metodológicos e atitudinais que ainda devem ser superados para que pessoas com NEE tenham seus direitos garantidos”, reforçou a coordenadora.

Um dos destaques do evento é o professor Lucelmo Lacerda, que é Pós-Doutor em Psicologia pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Durante a programação, ele ministra a palestra “Os desafios da Inclusão Escolar em uma sociedade capacitista”, participa da mesa-redonda “Como trabalhar as habilidades sociais no ambiente escolar” e realiza tarde de autógrafos.

Também fazem parte do evento o relato de experiência “Trajetória acadêmica no curso de Ciências Naturais” e as palestras “Direito da pessoa com deficiência no âmbito educacional”, ministrada pela professora Daniela Tomaz, e “Conversando sobre Altas Habilidades/Superdotação: Entre Teorias e Vivências”, ministrada pelo aluno Thiago Uchoa.

Confira a programação completa AQUI

Texto: Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *