Sempre levo comigo a Frase que meu professor de Sociologia fala: “Um povo educado é muito perigoso”

Por Nádia Launé

Quando um país entra em crise, tudo tende a ficar mais caro para suprir o que tá faltando, o governo AQUI no Brasil passa a cobrar mais em impostos e é cortar as verbas destinadas a população

Em países desenvolvidos, a crise é o momento perfeito pra inovar, buscar soluções e alternativas e assim surgem boas ideias. Um exemplo disso é uma professora que ministra a matéria de Gestão e empreendimento nos ensina como ousar… Ela nos ensina como usar vários objetos para vender.

Países de primeiro mundo tem como uma das características, criarem soluções criativas e inovadoras pra fugir da crise. Porém O Brasil não, os governantes cortam gastos públicos e aumentam impostos, ai começa uma espécie de bola de neve pois essas supostas “soluções” não ajudam a parar a crise, e sim a aumenta como se fosse secando os bolsos de todo mundo aos poucos .

Aumentar a passagem de ônibus não é uma solução para nada, aumentar a passagem de ônibus não vai pagar dívida pública ou tirar o país da crise. O que vai acontecer é que vai fazer crianças, adolescentes, jovens a não conseguirem ir pra escola e pessoas a terem que comer menos para se locomover para determinados lugares.

Os trabalhadores que vivem em situações desfavoráveis a passar por mais dificuldades por conta de tirar do bolso um dinheiro a mais para a passagem de ônibus sendo que pode ser usado em várias outras coisas…

Eu gostaria de saber de coração, como vocês governantes querem fazer esse aumento, sendo que são os primeiros a falar sobre a crise que o Brasil sofre?

Porque não cortar gastos com determinados cargos, viagens, motoristas etc. Que são usados por vossas excelências, quer dizer que o certo é logo aumentar os impostos para as pessoas que vivem em situações difíceis?

É bom pensar em nós eleitores que colocamos vocês para nos representar em todas essas questões…Somos nós que vivenciamos essas situações precárias do dia-dia com o serviço público. E eu falo com convicção, como estudante da rede pública federal, como a que usa o transporte público de segunda a sexta. A super lotação nos ônibus, também alguns micro-ônibus que usam de motorista como contador. Estamos sujeitos a acidentes, pois duas coisas para uma pessoa só? Sendo que tem horários de “pico”…

As condições precárias dos ônibus também, estamos sujeitos a assaltos, eu saio de casa e ao pegar ônibus creio que Deus me proteja, meu pai deixa eu ir de ônibus porém tem uma preocupação, Macapá está ficando perigosa. Isso é complicado, pois ficamos com traumas e isso resulta em medo de sair de casa, andar de ônibus…

Outra realidade que vivenciamos, No instituto federal do Amapá- IFAP, não temos parada de ônibus, sendo que descemos em uma BR onde o fluxo de carro é alta e com uma velocidade mais alta. Estamos correndo risco, mesmo que tenha faixa de pedestre, tem motoristas imprudentes que acabam não respeitando as sinalizações de transito.

Será que tudo isto só será providenciado quando acontecer uma tragédia? Não podemos prevenir tudo isto?

Sempre levo comigo a Frase que meu professor de Sociologia fala: “ Um povo educado é muito perigoso”

Gente vamos lutar a favor nossos direitos, não podemos ficar calados com situações que piora a vida da nossa população.

* Nádia Launé cursa o no Instituto Federal do Amapá (IFAP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *