Semsa apresenta estratégia de prevenção das deficiências nutricionais para crianças da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu com pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Luzia Costa da Silva para a apresentação da estratégia NutriSus, para a prevenção das deficiências nutricionais. A iniciativa é do Ministério da Saúde e tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância.

Serão distribuídos sachês com 15 micronutrientes para crianças matriculadas na escola, com idade entre 3 e 4 anos. A estratégia é uma ação optativa dos municípios nas escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE). “O sachê é composto de micronutrientes e é facilmente administrado, sendo adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas à criança. O suplemento não altera o sabor do alimento, é de fácil absorção e não causa irritação gástrica”, explicou a coordenadora do PSE, Ellen Suelen.

O ferro é um dos micronutrientes de maior dificuldade de se atingir as recomendações dietéticas, por conta do pequeno volume ingerido. “Acho muito importante esse suplemento para garantir que nossos filhos consumam esses nutrientes. Esse é o segundo ano que meu filho participa da suplementação e, desde então, ele não teve mais problema com anemia e nem outras doenças”, comentou a mãe de aluno, Natália Santos.

A Escola Luzia da Costa Silva atende 200 crianças, oriundas de famílias de baixa renda, residentes na Vila do Coração e adjacências, e é participante do Programa Saúde na Escola.

O NutriSUS

É a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais em pó) e consiste na adição direta de nutrientes aos alimentos, considerando o tempo em que as crianças permanecem na creche realizando refeições, estabelecendo uma rotina e desenvolvendo novos hábitos. Essa estratégia faz parte de um conjunto de ações integradas, que envolvem também educação alimentar e nutricional para promoção do aleitamento materno e alimentação saudável nos primeiros anos de vida.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *