Semsa estabelece rotina para aplicação da vacina BCG nas UBS’s

Cumprindo uma recomendação estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estabelece rotina diária de administração da vacina BCG nas UBS’s. Ela faz parte do calendário de vacinação da criança e deve ser administrada em dose única em recém-nascidos, com no mínimo dois quilos, preferencialmente logo após o nascimento ou durante o primeiro mês de vida.

A BCG é uma vacina contra a tuberculose, uma doença muito grave, transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Na capital, a administração dela é feita diariamente nas unidades básicas em forma de rodízio, das 8h às 17h, de acordo com o esquema de vacinação de cada unidade, garantindo assim que todas as UBS’s possam ofertar a vacina à população, tanto na zona norte quanto na zona sul da capital.

Fique atento aos dias que cada UBS disponibiliza a vacina!

Segunda-feira: UBS São Pedro (Beirol), Policlínica (Unifap), UBS Cidade Nova e UBS Brasil Novo;

Terça-feira: UBS Rubim Aronovicht (Santa Inês), UBS Lélio Silva (Buritizal) e UBS Infraero II;

Quarta-feira: UBS Raimundo Hozanan (Muca), UBS Leozildo Fontoura (Jardim Marco Zero), UBS Marabaixo e UBS Perpétuo Socorro;

Quinta-feira: UBS Álvaro Corrêa (São Lázaro), UBS Marcelo Cândia (Jardim Felicidade II), UBS Pedrinhas e UBS Fazendinha;

Sexta-feira: UBS Rosa Moita (Nova Esperança), UBS Pacoval, UBS Novo Horizonte e UBS do Coração.

Para ter acesso à vacina, pais ou responsáveis pela criança deverão apresentar no ato da vacina o documento de identificação do mesmo, além do cartão da criança.

Karla Marques/Asscom Semsa
Contato: 99119-2467

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *