Semsa inicia capacitação de novos agentes de endemias

20161010_084349
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 10, no bairro Central, a capacitação técnica dos agentes de endemias contratados temporariamente pelo Estado para atuarem no município. A contratação para formar equipes de visitas a domicílios faz parte do Plano de Ações Integradas para o Controle do Vetor Aedes aegypti. Durante cinco dias a Semsa capacitará 87 novos agentes que irão somar as 16 equipes já existentes em Macapá.

Nesta etapa os novos agentes irão para campo com os supervisores de área para adquirir o conhecimento da rotina de trabalho, as técnicas utilizadas nas visitas domiciliares e o procedimento para o tratamento de focos do mosquito. Após essa etapa, os agentes serão novamente avaliados pela Comissão do Processo Seletivo para que eles possam integrar de fato as equipes municipais de controle do vetor.

“É importante que eles tenham esse treinamento de campo para que possam praticar a função que irão passar a exercer. Eles irão observar a forma como o agente de endemias deve abordar o morador, como fazer a inspeção domiciliar e como proceder nos casos em que são encontrados os criadouros do Aedes”, reforçou o coordenador Kilder Vidal.

Os gastos para a execução desta etapa do Plano de Ações Integradas para o Controle do Vetor Aedes aegypti são custeados 90% pelo Governo Federal, com contrapartida de 10% pelo Estado. Já ao Município cabe o fornecimento dos instrumentos de trabalho para os novos agentes de endemias.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *