Semsa inicia imunização de profissionais das UBSs contra a Covid-19

Os profissionais que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que desenvolvem suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá, começaram a ser imunizados com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus nessa quinta-feira (28). A ação acontece nas UBSs e os profissionais imunizados atuarão na próxima fase da vacinação, que será voltada aos idosos a partir dos 75 anos.

De acordo com a coordenadora da Central de Imunização de Macapá, Monique Uchôa, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá- Semsa, é que 3 mil profissionais recebam a primeira dose da CoronaVac. “Hoje começamos a vacinação em quatro pontos, mas vamos ofertar a vacina em mais locais. Com isso, pretendemos terminar essa fase no sábado, 30”, afirmou a coordenadora.

A agente comunitária de saúde, Maria Aparecida Silva, desempenha esta função há mais de 20 anos e, atualmente, está lotada na UBS Álvaro Corrêa, onde tomou a vacina. Ela comenta que pela sua atividade, ela acaba ficando exposta, pois, junto da equipe, ela precisa entrar nas casas dos moradores para fazer as visitas. “Precisamos entrar em cada casa para realizar os nossos procedimentos e a partir da vacina, eu vou sentir mais segurança para desempenhar a minha função”, disse.

“Perdemos tantos parentes, amigos e colegas da saúde. A vacina vem para dar uma esperança a todos nós. Tenho expectativa de que vai dar certo e que em breve todo mundo será vacinado. Essa é a garantia de que no futuro a gente não tenha mais perdas”, concluiu Aparecida.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Saúde de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *