Semsa inicia monitoramento domiciliar de pacientes com a Covid-19

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia nesta quinta-feira (29), o monitoramento de pacientes com a Covid-19. O objetivo é acompanhar o tratamento, avaliar possíveis complicações e evitar o agravamento da doença. Para o atendimento, serão utilizados os dados de pacientes contaminados com o novo Coronavírus e que estão em tratamento domiciliar, das unidades de referência.

As atividades serão desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o acompanhamento será realizado por equipes com médico, enfermeiro, técnico de Enfermagem, agente comunitário de saúde e agente de endemia. Durante as visitas domiciliares, os contactantes do paciente em tratamento também serão observados. As ações envolvem a educação em saúde dos membros da família, monitoramento de febre, sintomas, oximetria e testes rápidos.

O trabalho começa com a indicação do paciente positivo para o novo Coronavírus, para as equipes da ESF e da Semsa. A secretária municipal de Saúde, Dra. Karlene Lamberg, ressalta que as áreas que não são cobertas pela ESF serão atendidas por profissionais de equipes itinerantes.

“Após a solicitação do atendimento, as equipes da ESF e da Semsa têm até 24 horas para iniciar o acompanhamento dos pacientes e suas famílias. A meta é monitorar e identificar complicações precocemente e assim reduzir o agravamento da Covid-19”, detalha.

A coordenadora da Atenção Básica do Município, Ediane Andrade, explica que ao término do tratamento, o médico dará a alta do paciente e o caso será encerrado junto à Vigilância Epidemiológica, que dará baixa no acompanhamento. “Os pacientes que apresentarem intercorrências serão encaminhados para as unidades de referência para possível internação. Todo esse trabalho é para garantir o tratamento adequado, na tentativa de evitar complicações durante o período de Covid-19”, conclui.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *