Senador Randolfe articula túneis de desinfecção, respiradores e 250 máscaras face shields para o Amapá

No final da manhã de ontem (24), o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) promoveu uma videoconferência do Governo do Amapá com a direção do SENAI CIMATEC-BA. A ideia é trazer túneis de descontaminação e garantir mais instrumentos para o enfrentamento da pandemia do coronavírus no Estado.

Pesquisadores da instituição desenvolveram o Túnel de Desinfecção para profissionais de saúde. O túnel funciona da seguinte forma: um jato, liberado dentro da estrutura, contém uma mistura de água com hipoclorito de sódio (composto químico encontrado na água sanitária) e atinge todo o uniforme do profissional de saúde, depois do atendimento a pacientes contaminados.

Após a descontaminação, o profissional pode retirar os aparatos, tomar banho e ir para casa. “É fundamental garantir a saúde dos profissionais e também dos familiares, quando eles retornam para casa”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.

Em média, um túnel de descontaminação custa cerca de R$10 mil. O Cimatec vai disponibilizar a tecnologia que poderá ser construída com empresas locais.

”Criamos uma solução com os materiais locais, adaptando à nossa realidade”, conta o diretor de pesquisa do SENAI Cimatec(BA), Milton Deiró.

O Cimatec ainda se comprometeu com o envio de 250 máscaras face shields de proteção para equipar os profissionais de saúde, doação de álcool gel, bem como uma nova tecnologia de manutenção e montagem de respiradores. O Senai Amapá participará do processo de montagem dos túneis juntamente com SESA/AP e SETEC/AP.

Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *