Senador Randolfe Rodrigues consegue Gestão Integrada de Resíduos Sólidos entre Macapá, Santana e Mazagão

Uma reunião realizada na sede da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), nesta segunda-feira (6), entre o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e os prefeitos da capital amapaense, Clécio Luis, de Santana, Ofirney Sadala e de Mazagão, Professor Dudão, debateu e alinhou medidas para uma gestão integrada dos resíduos sólidos entre os três municípios amapaenses. O objetivo é assegurar a destinação correta do lixo na Área Metropolitana composta pelas três cidades.

A ideia é que seja formatado um Consórcio Intermunicipal de destinação dos resíduos sólidos desses municípios, que sejam destinados ao aterro sanitário de Macapá, que assim receberá o lixo das outras duas cidades. De acordo com o prefeito Clécio Luis, hoje somente a capital faz a destinação adequada de lixo, com o funcionamento do aterro sanitário há mais de quatro anos. Ele se dispôs a ajudar os outros dois gestores, para que Santana e Mazagão também façam o procedimento correto.

O encontro foi provocado pelo senador Randolfe, e contou com a presença do senador Davi Alcolumbre (DEM), promotores Marcelo Moreira e Ivana Cei, da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE-AP), deputado estadual Paulo Lemos, do sócio diretor da Rumos Engenharia Ambiental, Lavanerio Júnior, e demais diretores da empresa, que é a responsável pelo funcionamento do aterro em Macapá.

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues, o Consórcio Intermunicipal é uma alternativa moderna e concreta para a questão de resíduos sólidos nos três municípios. O parlamentar destacou que, com o consórcio, as prefeituras terão mais facilidade na captação de recursos federais para desenvolver a parceria.

Os prefeitos de Santana e de Mazagão concordaram que a medida beneficiará a população dos três municípios e afirmaram que estão dispostos a efetivar a parceira. Ao final do encontro, foi decidido que uma comissão, composta por um executivo de cada prefeitura, ficará responsável pela construção de agendas administrativas para a efetivação da gestão de resíduos. O Gabinete do senador Randolfe, na pessoa do Economista Charles Chelala, supervisionará o trabalho, que será acompanhado pelo MP-AP.

“Resolver e encaminhar ao destino correto e adequado o seu lixo é um dos principais problemas da área metropolitana, composta por Macapá, Santana e Mazagão, onde somente a capital amapaense possui o tratamento correto destes resíduos. A reunião de hoje contemplou 609 mil habitantes, corresponde a 85% da população do estado. Lixeiras a céu aberto são problemas de saúde pública e interferem na aviação, já que o lixo acumulado atrai urubus, que podem causam problemas na segurança dos voos que aportam em Macapá. Vamos mediar com apoio, financiamento necessário em Brasília (DF) para viabilizar este consórcio, finalmente”, comentou o senador Randolfe Rodrigues.

Também presentes na reunião o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, vereadores de Macapá, Caetano Bentes e Professor Rodrigo, o vereador de Mazagão, Leonicio Filho, o gerente regional da Eletronorte, Robson Marques, secretário municipal de obras de Santana, Juscelino Alves e o técnico do meio ambiente, Walmir cunha. Após a reunião, os presentes no encontro fizeram uma visita ao aterro de Macapá, que contou também as presenças do promotor Adilson Garcia, titular da Promotoria do Meio Ambiente de Santana e do deputado estadual Pedro DaLua.

Elton Tavares
Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues
Telefone: 096 991474038 (também WhatsApp).
E-mail: [email protected]
Fotos: Gê Paulla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *