SENAI AP encaminha mulheres para o mercado de trabalho em marmoraria

As mulheres vêm se destacando cada vez mais em profissões antes dominadas pelo sexo masculino, a exemplo da função de acabadora em marmoraria. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá está contribuindo para essa transformação social profissionalizando, encaminhando e acompanhando suas ex-alunas a empresas que atuam neste segmento.

É o caso da acabadora Gisele Furtado, 22 anos, que trabalha há sete meses em uma tradicional marmoraria da capital. Ela foi aluna do curso de Construção Civil do SENAI e também foi encaminhada pela instituição para conquistar seu primeiro emprego. “Gosto muito do meu trabalho e sinto orgulho do que faço. As pessoas estranham quando perguntam sobre a minha profissão, e ficam surpresas de ser realizado por uma mulher. Espero que tenhamos cada vez mais oportunidades”, disse.

Fabiana de Souza, 22 anos, ainda está no período de experiência também como acabadora. A jovem é responsável por polir e dar brilho às peças como balcão de cozinha, rodapé e pias de granito. “Está sendo uma experiência muito interessante. Eu mesma não tinha ideia de como eram feitas essas peças. Essa é uma grande oportunidade que o SENAI e a empresa estão nos oferecendo”, disse agradecida.

O proprietário da empresa instalada em Macapá há 40 anos, Emanuel Pereira, ressaltou que o trabalho das mulheres dentro da marmoraria é muito mais caprichado que o dos homens. “Aqui, elas são maioria porque tendem a serem mais zelosas. Se destacam, inclusive, no acabamento, disciplina e organização. É claro que a formação do SENAI contribuiu muito para a qualidade do trabalho”, afirmou.

O instrutor do curso, Carlos Santiago, faz o acompanhamento das colaboradoras durante o período de experiência. Ele ressaltou que “o SENAI apoia e incentiva a inserção de profissionais capacitados no mercado de trabalho, bem como valoriza empresas que inovam e abraçam as minorias”, frisou.

Assessoria de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *