Servidores da saúde participam de formação para o Plano de Gestão Municipal

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) iniciaram as oficinas de formação para o planejamento da gestão municipal. Com o tema “Avaliação e Planejamento em Saúde”, a oficina de trabalho avalia o atual cenário do SUS no município para diagnosticar os principais problemas existentes, identificar e elaborar propostas de soluções para a reestruturação e organização da Rede de Atenção à Saúde, principalmente com ações de modernização dos serviços e das unidades. O objetivo é habilitar os servidores para o aprimoramento da gestão da saúde de Santana.

A oficina é ministrada pelo consultor em saúde pública da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (AMEAP/CNM), Dr. Denilson Magalhães, especialista com experiência em Gestão da Saúde Pública. A programação foi dividida em módulos, que abordam desde a organização, estrutura, operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Primária em Saúde (APS), Vigilância em Saúde, Média e Alta Complexidade, financiamento, investimento e obras destinadas a melhoria da rede de atenção à saúde do Município.

“Começamos abordando sobre o papel da atenção básica e o compromisso do Município em promover uma atenção primária com qualidade. Falamos sobre a organização e estruturação do SUS, o que temos de financiamento federal para a Saúde do Município, a rede de laboratório, diagnóstico de assistência farmacêutica. Trataremos ainda sobre a Vigilância em Saúde e da média e alta complexidade, o que há de recursos financeiros e pactuações com o Estado para essas áreas e, ainda, investimentos e estrutura existente na saúde municipal. Onde há a necessidade de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e construção de novas unidades, o que precisa melhorar”, sintetizou o consultor.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, reitera a importância da formação e lembra que a gestão recebeu a saúde municipal com grandes dificuldades e que, quanto mais informações e habilidades técnicas os servidores obterem, mais assertivo será o enfrentamento dos desafios, garantindo o atendimento humanizado no acesso aos serviços públicos da saúde municipal. “Ao longo do ano, teremos diversas formações voltadas aos nossos servidores, pois queremos uma saúde moderna e desburocratizada e construiremos isso em conjunto”, disse a secretária.

A proposta é elaborar uma Carta de Projetos que será apresentada à bancada federal e um Plano Municipal de Saúde para a captação de investimentos, visando à melhoria e à qualidade do sistema de saúde pública em Santana. “O Município de Santana larga na frente, já discutindo todos os problemas, demandas e compromissos que foram assumidos pela gestão para área de saúde e dá um passo a mais, elaborando o seu planejamento, buscando soluções para os problemas que afetam a população”, concluiu Dr. Denilson Magalhães.

A programação encerra na terça-feira, 26, com o tema “Financiamento, Investimentos e Obras da Saúde para o Município de Santana”.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *