Servidores de Pedra Branca passam por treinamento para criação de brigada de incêndio

Com população estimada em 16 mil habitantes, o município de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá, está ofertando, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), curso teórico e prático sobre prevenção e combate a incêndios e de primeiro atendimento, como reanimação cardiorrespiratória e outras técnicas de salvamento.

Cerca de dezoito agentes da segurança pública e servidores do município participam do curso, ministrado por instrutores da Academia Militar do Corpo de Bombeiros. O guarda civil municipal Osimar Pinheiro explicou que o treinamento previne para ocorrências que exijam a intervenção imediata em situações de risco. “Se houver algum acidente, incêndio ou se for preciso fazer algum atendimento pré-hospitalar, seja em caso de desmaio ou obstrução de vias aéreas, parada cardiorrespiratória, o nosso pessoal estará preparado para prestar os primeiros socorros, até levar a pessoa para a unidade hospitalar. Como dispomos de um carro pipa, poderemos atuar em caso de sinistros e evitar danos maiores”.

As características climáticas e recentes ocorrências de incêndios na área urbana do município sinalizaram a necessidade de brigadas de incêndio. Após a conclusão do curso, os agora servidores brigadistas estarão preparados para atuar no suporte a eventualidades e também na prevenção, atribuições que exigem atenção redobrada para identificar e se antecipar às situações de risco.

“Com essa formação, o Município poderá criar sua brigada de incêndio, que irá atuar nas atividades de prevenção e combate a incêndio e medidas correlatas, inclusive no apoio às ações de Defesa Civil. O procedimento de APH – Atendimento Pré Hospitalar, quando feito de imediato, evita que o estado da vítima se agrave e ajuda a manter os sinais vitais, como pulso e respiração, que são o suporte básico da vida. Essa capacitação com certeza será muito útil para todos os participantes do curso”, ressaltou o instrutor, Major BM Heyder.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *