Servidores do Tribunal de Contas do Amapá recebem Capacitação em LIBRAS

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) ciente da necessidade de promover a inclusão social de deficientes auditivos e capacitar os servidores da instituição para um atendimento de qualidade, tornando o TCE mais inclusivo realizou no período de 21 a 25 de agosto, o primeiro módulo do curso de LIBRAS para funcionários.

A capacitação em Libras será desenvolvida em três níveis: Libras Nível I – Alfabetização, Nível II – Conversação, Nível III – Transcrição e Expressão. O curso foi ministrado pelas especialistas em Língua de Sinais Valéria da Costa Ribeiro Barbosa e Bruna Samyller Sena Sarmento. A continuidade da capacitação, referente aos níveis I e II, tem programação prevista para os meses de setembro e outubro.

Segundo a diretora da Escola de Contas Xirlene Costa, durante o curso, os alunos estudaram o alfabeto e numerais manuais; Membros familiares; Sinais relacionados a meios de comunicação; Dinâmicas e Libras em contextos voltados aos atendimentos de integração com a comunidade surda.

“A capacitação em LIBRAS busca facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, propicia a inclusão social, além de ser uma forma expressiva de exercício de cidadania”, ressaltou a diretora.

A Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, oficialmente reconhecida pela Lei nº 10.436/02, como uma das línguas oficiais do país, tornou-se o meio legal de comunicação e expressão de natureza visual-motora, propiciando a integração e a compressão entre surdos e ouvintes.

Asscom TCE/AP
Contatos: 2101 4797/4798/ 98101 2131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *