Sesc Amapá promove lançamento do livro de poesias: “Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Autoestima e Subjetividade do Negro”

A poesia é a arte das palavras capaz de sensibilizar o ser humano e tocar no mais íntimo do seu ser e em sua alma, emocionar, esclarecer, educar, amar. É o que promete o livro de poesias “Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Autoestima e Subjetividade do negro”, escrito por um grupo de escritores, doutores e mestres, cujo lançamento ocorrerá hoje (5), a partir das 19h, na unidade Sesc Centro, e contará com uma programação especial.

A obra busca dar visibilidade ao tema que ainda assola nossa sociedade: o preconceito étnico-racial. Traz uma rica literatura com poesias temáticas, no imenso valor que a poesia possui, na expressão de sentimentos, nas mensagens que carrega nas entrelinhas de cada verso, de cada estrofe de cada palavra dita e não dita.

Organizadores e Autores:

Ivaldo da Silva Souza

Doutor em ciência da educação, mestre em ciência da educação, pós-graduado em psicopedagogia, especialista em educação, pós-graduado em metodologia do ensino de arte, pós-graduado em história e literatura afrodescendentes, graduando em história, graduado em artes plásticas, Parecerista da Revista Cientifica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-AP.

Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa

Doutoranda em ciência da educação, mestra em ciência da educação, especializada em educação especial. Especialização em gestão escolar: direção, orientação e supervisão. Graduada em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É formada pelo Instituto de educação do Amapá no curso de magistério, possui cursos livres na área de educação especial.

Márcia C. da S. Galindo

Doutoranda em ciência da linguagem, mestra em ciência da educação, especialista em linguística aplicada ao texto (ILAPEC-AP) e literatura brasileira (Universidade Salgado Filho – RJ), especialista em análise e elaboração de projetos (CEAP) e graduada em Letras/inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – PE.

Maria das Graças Senna Ramos

Nasceu em 14 de fevereiro de 1968, em Macapá no bairro do Laguinho, afro-amapaense. Em 1987 formou-se em magistério (IETA). Graduada em letras e artes visuais, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pós-graduada em metodologia do ensino de arte pela APOENA. Atua como professora e arte educadora, artista plástica e artesã.

Maria Aurea dos Santos do Espírito Santo

Nascida em 23 de setembro de 1971, em Igarapé-Mirim município do Pará. Filha de Orivaldo Gonçalves do Espírito Santo e Inês dos Santos do Espírito Santo. Concursada do Governo do Estado do Amapá, cursou magistério com licenciatura em pedagogia na UNIFAP/AP. Especialista em gestão do trabalho pedagógica: orientação e supervisão pela Faculdade ATUAL no Amapá e educação de jovens e adultos pelo IFAP/AP, atualmente cursando mestrado em ciência da educação no Paraguai na Faculdade UNINTER.

Arilson Viana de Souza

Macapaense, nascido no glorioso bairro da Favela (berço de marabaixo), filhos de Dona Francisca Viana de Souza e Seu Joaquim Picanço de Souza. Nasceu em 20 de agosto de 1970, estudo o curso de magistério no instituto de educação do território do Amapá-IETA, cursou licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e especialização em metodologia da matemática e da física pela UNITER. Professor da rede estadual de ensino, Arilson desempenha suas atividades no sistema de ensino modular do estado do Amapá.

Serviço

Sesc Araxá
Rua Jovino Dinoa, 4311 – Beirol – Macapá/AP
Coordenadoria de Cultura
Fone: (96) 3241-2220 (Ramal – 239)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *