Sesc Amapá realiza a “Semana de Valorização com a Pessoa Idosa”

idosos

Por Maria Vaz

O Sistema Fecomércio por meio do Sesc Amapá promove no período de 23 a 25 de setembro a “Semana de Valorização com a Pessoa Idosa” ação que faz parte do Programa Assistência por meio do Projeto Trabalho Social com Idoso -TSI.

A Semana de Valorização com a Pessoa Idosa já faz parte do calendário de eventos do Sesc Amapá, e vem sendo realizado há 10 anos. Em 2015, o evento traz como temática “A Pessoa Idosa: Representações, Preconceitos e Relações Sociais”.

Segundo a coordenadora do Programa Assistência, Cristina Castro, a temática abordada esse ano surge na perspectiva da valorização e da transformação da realidade dos idosos em diversas frentes, “Buscamos a elevação da autoestima, a reivindicação dos direitos e valorização do papel social do idoso com suas experiências e vivências”, afirma.

O seminário “A Pessoa Idosa: Representações, Preconceitos e Relações Sociais” acontece nos dias 23 e 24 de setembro pela manhã e tarde no auditório da Escola Sesc e contará com a participação de profissionais que trabalham com este segmento, através de palestras sobre diversos temas voltados para o idoso.

O evento é gratuito e direcionado para idosos e profissionais que trabalham na área de gerontologia, acadêmicos e pessoas interessadas no assunto. Serão emitidos certificados para estudantes.

Encerrando a Semana de Valorização com a Pessoa Idosa, será realizado no dia 25, às 20h no Sesc Araxá o “Baile da Primavera”, o evento tem entrada franca e contará com sorteio de brindes, desfile das debutantes e atração musical ao vivo.

Programação

idosos11

Dia 23 (quarta-feira)
Local: Auditório da Escola Sesc
Manhã
Hora: 8h30
Abertura oficial
Hora: 9h
Palestra “Representações, Preconceitos e Relações Socais” com a Assistente Social Kelly Maria Gomes Menezes.

Hora:10h30
Palestra “Sexualidade do Idoso” com o médico e geriatra Alessandro Nunes.

Tarde
Hora:14h30
Palestra: “Preconceitos e Relações Sociais” com Gerson Vanderlei Dos Anjos Gurjão, Coordenador Adjunto da Universidade da Maturidade do Amapá-Umap.

Hora:16h
Palestra: “Direito e Representações-Estatuto do Idoso”, Drª Lucia Maria Lima de Andrade, Advogada e chefe de Defensoria de Defesa e Proteção ao Direito do Idoso (Defenap).

Hora: 17h15.
Apresentação cultural com o Grupo de Idosos Alegria de Viver do Sesc Amapá às

Dia 24 (quinta-feira)
Local: Auditório da Escola Sesc

Manhã
Hora: 8h30
Palestra: “A Importância dos Grupos de Convivência Para Idosos” com a pedagoga Márcia Nazaré Ferreira Corrêa

Hora: 10h30
Palestra: “Atividade Física Para Populações Especiais” com Alexandre Roberto de Lima, Professor Especialista em Saúde Desporto.

Tarde
Hora: 14h30
Palestra: “A Importância da Alimentação Saudável na Prevenção de Enfermidades Crônicas Não Transmissíveis” com a nutricionista Ozeni dos Santos Almeida, nutricionista, pós graduada em Docência do Ensino Superior e coordenadora de Nutrição do Sesc Amapá

Hora: 16h
Palestra “Os Desafios para Garantia de Proteção Social” com Ana Isabel Gilbson Silva, Gerente Regional do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS.

Hora:17h
Apresentação cultural do grupo de idosos “Agita Santana”

Dia 25 (sexta-feira)
“Baile da Primavera”
Hora: 20h
Local: Salão de eventos do Sesc Araxá
Entrada é gratuita.

Serviço
Sesc Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (ramal 235)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *