Sesc Amapá recebe exposição Desalinho

Sem

Por Rafael Aleixo

Com o objetivo de tornar a arte uma iniciativa inclusiva, o Sistema Fecomércio por meio do Sesc Amapá, recebe a exposição Desalinho, do artista plástico maranhense Marcos Ferreira.

Desalinho está dentro da programação do circuito Sesc Amazônia das Artes 2016. Com entrada gratuita, a exposição ficará disponível à visitação até o dia 12 de agosto, das 8 às 12h e das 14 às 18h, na unidade Sesc Araxá.

show_307b686a-c0e1-4574-8e8a-8512ea43bf77

A exposição Desalinho mistura cores, formas e sensações, o trabalho fala por si. Os visitantes se deparam com dezenas de casulos, que caracterizam a metamorfose do ser humano, suas diferentes mutações que perpassam pelos múltiplos estereótipos sociais, além de cabeças completamente cobertas pela matéria-prima utilizada pelo artista. O projeto oferece ao público a oportunidade de enxergar a verdade oculta por seus olhares.

O trabalho ganhou volume e expressão a partir da habilidade e criatividade de Marcos Ferreira Gomes com o crochê, técnica que descobriu e desenvolveu em um momento de recolhimento da arte.

A instalação é composta por pêndulos situados em diferentes alturas que estimulam a experimentação sensorial tátil, ressignificando técnicas de “desalinho” através de multiformas orgânicas que se assemelham a “Casulos”.

expodesalihori201014

A exposição, por um lado é expressão de uma relação com o período de metamorfose da borboleta que, num inevitável momento de desenvolvimento e transformação, deixa o casulo e voa enquanto outro ser, um novo ser – metáfora que dialoga com o processo de criação do artista. Por outro, desconstrói o caráter utilitário do crochê a partir de multiformas, texturas e desenhos marcados pela assimetria, refletindo sentimentos de transformação e libertação criativa.

bettopereirahori061114
Sobre o artista

Marcos Ferreira nasceu em São Luis no dia 11 de março de 1988. Desenvolve trabalho há mais de 11 anos na área das artes visuais, tendo desenvolvido parceria com outros segmentos (teatro, musica e cinema). Atualmente é residente no atelier Marlene Barros.

Formação profissional: Artista Plástico

Serviço:

Setor de Cultura – SECULT
Telefone: 3241-4440 (ramal – 227)
Coordenadoria de Comunicação e Marketing
E-mail: [email protected]
Fone: (96) 3241-2220 (Ramal – 235)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *