Sesc leva exposição de Portinari para escolas da rede pública

portinari11

Por Alessandra Leite

O Projeto Flash das Artes, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), que atua com exposições e cursos relacionados a artes visuais em espaços alternativos, realiza a exposição itinerante “Portinari Trabalho e Jogo” na escola Estadual Maria Menezes.

A exposição vai permanecer na escola no período de 2 e 6 de fevereiro nos turnos da manhã e tarde. Serão expostas 10 reproduções fotográficas que além de informação estética, oportunizam ao público, descobrir que o trabalho e jogo podem se fundir em um momento prazeroso.

O projeto também leva a escola dois baús, contendo um rico material didático sobre o artista e sua obra elaborados para público de todas as faixas etárias, um painel para tirar foto da obra “menino abraçado com cabra”, e um espantalho que faz referência à pintura espantalho (lembrança de infância de Portinari).

Segundo a técnica de arteportinari1s visuais do Sesc Amapá, Carla Cambraia, o objetivo do projeto é facilitar o acesso do público aos acervos dos museus levando a exposição ao conhecimento do maior número de estudantes possíveis. “Queremos levar a exposição “Portinari Trabalho e Jogo” para outras escolas, por isso o Sesc está recebendo agendamento das escolas interessadas em receberem o projeto”, afirma.

Portinari

Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, na fazenda de café Santa Rosa, próxima à cidade de Brodowski, interior de São Paulo. Sua vocação artística floresceu logo na infância, ainda não tinha 10 anos quando pintou as estrelinhas do teto de sua cidade. Com 15 anos pegou o trem para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes.

Ao longo de toda sua carreira Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, e é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Serviço
Contato de solicitações para receber a exposição:
Telefone: 3241 – 4440 (ramal – 257)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *