Sesc promove debate nacional sobre alfabetização

download (1)

Por Alessandra Leite

No dia 8 de setembro, dia internacional da alfabetização, o Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comercio (Sesc) transmite online a teleconferência “Impactos do Analfabetismo no Brasil”, das 15h às 17h.

Em Macapá a transmissão será disponibilizada no auditório da Escola Sesc localizada na rua Jovino Dinoá, 4311, no Bairro Beirol. Porém, os interessados também podem ter acesso gratuito à teleconferência pelo site www.sesc.com.br/teleconferencia.

O evento objetiva promover através de uma equipe multidisciplinar o estudo e debate sobre os impactos do analfabetismo no Brasil, direcionado ao público em geral, com prioridade aos educadores às diversas equipes dos projetos/atividades desenvolvidas pela Gerência de Educação do Sesc.

O debate terá a participação do economista Marcelo Neri, do filósofo Alexandre Marque Cabral, da educadora Maria Clara Di Pierro e da professora da faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Paula de Abreu da Costa. A mediação é da jornalista Carla Ramos. A teleconferência contará com a interprete para Língua Brasileira de Sinais, Gildete Amorim.

A teleconferência será interativa e os participantes podem enviar suas perguntas para o email [email protected] ou participar nas redes sociais com a hashtag #teleconferenciaSesc.

Analfabetismo no Brasil

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) são mais de 13 milhões de analfabetos acima de 15 anos no país, o que representa 8,3% do total da população brasileira. De acordo com estes números alarmantes, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aponta o Brasil como o 8º colocado no ranking mundial dos campeões de analfabetismo, sendo que 38% dos analfabetos latino americanos são brasileiros. No seguimento da pesquisa, quase 30% dos adultos brasileiros são considerados “analfabetos funcionais”, ou seja, conhecem números e letras, mas não são capazes de fazer contas ou interpretar textos. Temos ainda o dado de que 38% dos estudantes universitários brasileiros também são analfabetos funcionais.

Serviço
Setor de Desenvolvimento Técnico (Sedet)
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 234)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235)
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *