Por Fernanda Picanço
Com objetivo de proporcionar ao profissional de comunicação visão metodológica para a busca de informações que levarão a identificar aspectos imprescindíveis para a construção de projetos de comunicação, o Serviço Social do Comercio no Amapá em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, realizarão nos dias 29 de setembro, 13 e 27 de outubro e 03 de novembro, das 14h30 às 17h30, o curso Gestão de Projetos de Comunicação.
A capacitação é gratuita, é será ministrado por meio de videoconferência, dividida em quatro encontros, de três horas de duração. Serão ofertadas 30 vagas e os interessados em participar, devem encaminhar até o dia 22 de agosto seus dados para e-mail: [email protected] inserindo no assunto Gestão de Projetos de Comunicação, e colocando os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone, instituição que trabalha ou em caso de estudante nome da Faculdade.
A metodologia aplicada visa apresentar aulas expositivas dialogadas, análise de cases, exercícios de fixação de conteúdo. Os participantes receberão ao final do curso, uma declaração de participação.
Segundo a coordenadora do Setor de Desenvolvimento Técnico do Sesc Amapá, Nilzana Esteves, o curso irá proporcionar a oportunidade de conhecer algumas técnicas para construir um briefing diferenciado. “A inovação em projetos de comunicação pode ocorrer no planejamento e na execução, sendo que a maioria das pessoas foca todo o esforço de inovação na etapa do planejamento, em ter uma ideia brilhante, por exemplo, ou criar uma peça diferenciada, porém muita gente esquece que a inovação na execução é fundamental para que as empresas ganhem qualidade e eficiência
nos projetos”, afirma.
Estudo
Segundo dados publicados na Revista Valor Setorial – Comunicação Corporativa (edição especial do Valor Econômico), a comunicação empresarial está configurada como uma área estratégica dentro das organizações, ocupando 68% dos cargos de gerência e diretoria e com investimentos
próximos a 10% no ano de 2014.
As empresas podem conversar com seus públicos de diferentes formas e utilizando diversas ferramentas, mas é imprescindível contar com o auxílio de um profissional de comunicação ou de uma agência especializada. Um dos vieses estratégicos da comunicação corporativa é o fato de estar diretamente ligada à reputação da organização. O conjunto de ações de comunicação, ao longo do tempo, serve para que colaboradores, clientes e fornecedores formem uma opinião a respeito da organização.
O que os clientes estão falando neste momento sobre a empresa?
Qual foi o último projeto de comunicação ao qual você participou?
Como você sabe que ele foi bem sucedido e alcançou os objetivos propostos?
“Os projetos de comunicação geralmente trazem o desafio de despertar a atenção, gerar o interesse, fomentar o desejo e levar o público-alvo à ação. Mas porque será que nem sempre dá certo? Por que os projetos falham? Visando estas ações que estamos realizando o curso Gestão em Projetos de Comunicação, para que o profissional da área aperfeiçoe suas habilidades e aprenda novas técnicas para fazer seus projetos brilharem ainda mais” esclarece a coordenadora Nilzana Esteves.
Programação
29 de setembro de 2014
Aula 1 | Conceitos de gestão.
Aspectos essenciais do briefing.
Aspectos do ambiente externo: como analisar os ambientes externos e internos.
Hora: 14h30 às 17h30
13 de outubro de 2014
Aula 2 | Mapeamento de públicos.
Pesquisa como ferramenta da gestão.
Cruzamento de informações da análise SWOT: como transformar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades em vantagem competitiva.
Hora: 14h30 às 17h30
27 de outubro de 2014
Aula 3 | Construção do diagnóstico.
Definição de pilares de sustentação do projeto de comunicação.
Esquemas visuais dos projetos de comunicação.
Hora: 14h30 às 17h30
3 de novembro de 2014
Aula 4 | Fases do projeto.
Avaliação de resultados.
Hora: 14h30 às 17h30
Serviço
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)9112-1145
Site: www.sescamapa.com.br
(11/09/14)