SESC Realiza Segunda Etapa do Projeto Sonora Brasil


O Serviço Social do Comércio – SESC-AP realiza em Macapá a 14ª edição do Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais do SESC. O projeto temático tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o histórico da música no Brasil.

Histórico do Projeto Sonora Brasil:

Criado em 1998 pelo SESC, o Sonora Brasil é voltado para a difusão e circulação de grupos musicais ligados com as tradições culturais de sua região. Nesta edição, ao todo, são 430 concertos em 117 municípios brasileiros. 

Os grupos fazem apresentações acústicas, sem o uso de microfones, onde também explicam para a plateia detalhes sobre o trabalho que desenvolvem.

Nesse ano as apresentações estarão baseadas no tema Sotaques do Fole, que apresentará o acordeão em suas variantes regionais, ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro e grupo (RS), dia 24/07 às 20h no auditório da Escola SESC. 

A sonoridade do Fole Gaúcho:

Gilberto Monteiro, instrumentista e compositor, considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, leva a música das tradições gaúchas pelo país acompanhado de Eduardo Cantero, (viola) e Fernando Gorrie (percussão). O grupo destaca a sonoridade da gaita-ponto também conhecida como acordeona de oito baixos, instrumento resistente a umidade, fácil de conduzir, e capaz de animar toda uma sala de baile. A gaita sulista impõe-se como substituta da rebeca e da viola em temas musicais que acompanham as danças tradicionais gaúchas.   

Ascom/Sesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *