Sescanta apresenta concerto de piano e voz

sescanta11

Por Fernanda Picanço

Como parte da programação do Sescanta que acontecerá nos dias 04 e 05 de Dezembro a partir das 19h, o Sesc apresenta no encerramento do evento, o concerto de voz e piano, denominado Palavra Cálida, que será apresentado pelos músicos Luís Felipe Gama, que é pianista, compositor e arranjador, e por Ana Luiza, cantora e compositora. A apresentação acontecerá no dia 5 de dezembro a partir das 22h no Espaço Recreativo do Sesc Araxá.

Parceiros há quase 20 anos, os músicos Luis Felipe Gama e Ana Luiza, constroem uma obra autoral ancorada na música brasileira e aberta especialmente à canção popular das Américas. Da profunda afinidade musical e da admiração mútua, vem o norte de todo o trabalho da dupla: a busca por uma expressão artística rigorosa.

Já participaram de concertos e gravações com Chico Buarque, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Elba Ramalho, Alcione, Dominguinhos, Guinga e Haydée Milanês.

Entre outros reconhecimentos, Ana Luiza venceu os dois maiores prêmios brasileiros dedicados a intérpretes vocais e Luis Felipe Gama recebeu o elogio público de Chico Buarque, que intitulou uma de suas músicas com o violonista Guinga de “a canção do século”.

Luis Felipe Gama

Pianista, arranjador e compositor, foi aluno do pianista e arranjador Luizinho Eça. Como instrumentista, tem tocado ao lado de Robertinho Silva, Chico Batera e Natan Marques.

Tem se destacado como inspirado arranjador e compositor. Como compositor, tem canções gravadas, tendo desenvolvido parcerias com cancionistas da cena musical independente, como Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Alessandra Leão, Juliana Amaral e Ana Luiza.

Recebeu o pedido da parceira Haydée Milanés, cantora e compositora cubana filha de Pablo Milanés, arranjou e executou “O Que Será, Que Será”, em julho/2012, no Rio. Da amizade musical com Haydée nasceu o projeto que resultou na turnê cubana em nov/2012 e na volta do duo a Havana, em 2013, para shows e gravações – uma delas a parceria “Mi Última Reina”, música de Luis Felipe e letra de Pablo Milanés, ao lado do próprio autor cubano.
sescanta1
Ana Luiza

Cantora e compositora dedica-se desde 1990 à pesquisa e sistematização do canto popular brasileiro, ministrando oficinas sobre o assunto em todo o país e em Cuba, Argentina, Uruguai e Portugal. O primeiro disco, registro da parceria com Luis Felipe Gama, foi gravado ao vivo e lançado em 1999 pela Dabliú Discos, alcançando sucesso de público e crítica.

Em 2002, Ana Luiza conheceu o violonista e compositor carioca Guinga, que dividiu o palco com ela inúmeras vezes e chamou-a para gravar no seu CD, “Noturno Copacabana”, uma das composições em parceria com Luis Felipe Gama, a elogiada canção O Silêncio de Iara.

Guinga compôs, ainda, a música Depois do Sonho, com letra de Luis Felipe Gama, para o disco “Linha d’água”, do qual também participa como violonista. Foi vencedora do prêmio de melhor intérprete do Festival da TV Cultura de 2005 e segundo lugar do Prêmio Visa Vocal do mesmo ano. Em 2006 o duo dividiu o palco com Ney, Paulinho da Viola e Dominguinhos, em uma série de concertos em homenagem a quatro mestres da música brasileira: Villa-Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim e Luiz Gonzaga. Ney Matogrosso, profundamente tocado pela apresentação do duo nesses concertos, convidou-se para partilhar outros projetos, o que veio a acontecer no ano seguinte, em shows de lançamento do segundo CD do duo, “Linha d’água”, em São Paulo.

Como solista, cantou à frente da big-band brasileira Banda Savana, sob regência do Maestro Branco. Apresentou-se com a Orquestra Jazz Sinfônica na montagem paulista da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, de autoria e regência de Francis Hime. Em Havana, em maio de 2013 participou do concerto Intimidade, que reunia 10 mulheres, entre cantoras e instrumentistas latino-americanas, que encerrou o Cubadisco, um dos mais importantes festivais cubanos.

Serviço
Assessoria de comunicação e marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (ramal 235) / (96)991340130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *