Sescanta na Escola: projeto se propõe a levar música amapaense às salas de aula


O esquenta para o Sescanta Amapá 2013 inicia com todo gás, e com a meta de formar novos públicos, levando a música amapaense para dentro das escolas. Antecedendo a mostra de música, iniciou nesta quinta-feira, 3, e encerra na sexta-feira, 4, o Sescanta na Escola, um desdobramento do projeto que visa divulgar a música e os artistas amapaenses entre estudantes de diferentes faixas-etárias, disseminando a ideia de pertencimento e orgulho das coisas da terra, estimulando neles o gosto pela música.

O Sescanta na Escola é um projeto piloto, que integra a programação especial de 10 anos do Sescanta Amapá, e está sendo executado na Escola Sesc, no Araxá. É uma planta que começou a ser cultivada agora, mas em seu primeiro dia, nesta quinta, já mostrou que a divulgação da música regional é fator preponderante para a formação de público. O resultado foi positivo, e em 2014 a meta é integrar outros espaços, escolas do município, do estado e privadas. 

“Estamos muito contentes com o resultado. A escola Sesc tem crianças e jovens, e é impressionante como eles ficaram extasiados, envolvidos com o repertório apresentado pelos nossos músicos e se envolveram com eles, interagindo, perguntando, pedindo bis. E este é o nosso objetivo, afinal, a música é universal, e a nossa música amapaense é linda, cheia de sons próprios, com toques das nossas caixas, é muita riqueza, e isso precisa chegar ao conhecimento de todos”, declara Michele Lobo, coordenadora de Cultura do Sesc Amapá.  

Os artistas levam suas propostas musicais, interagindo com os estudantes, se apresentando. É uma chance também para que eles possam sentir, previamente, a aceitação do público, se identificar e se preparar para o que virá: as apresentações nos dias 10 e 11 de outubro, dias da mostra, que ocorre no Espaço Recreativo Cultural do Sesc Araxá. 

Nesta sexta-feira, participam do Sescanta nas Escolas os músicos Sérgio Sales, Shermont Junior, Gerônimo Barreto, Tom Campos, Nonato Santos, Bebeto Nandes, Aroldo Pedrosa e William Cardoso. As apresentações ocorrem nos turnos da manhã, a partir das 8h30, e da tarde, a partir das 14h. 

Ainda dentro da programação de uma década do Sescanta Amapá 2013, serão promovidas no período de 7 a 11 de outubro três oficinas distintas e complementares direcionadas a profissionais da música que tenham vontade de aprender novas linguagens, expandir sua criatividade, aperfeiçoar suas técnicas de canto popular e também de ter uma melhor atuação cênica. As oficinas serão ministradas pela renomada compositora, cantora, instrumentista e curadora de projetos culturais, Lucina.

Mais informações no endereço eletrônico: www.sescamapa.com.br.

Sugestão para entrevista: Michele Lobo, coordenadora de Cultura do Sesc Amapá (9144-4275) e os músicos.  

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa Sescanta Amapá 2013
Contato: 8112-6468

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *