SESI e SENAI Amapá apresentam projeto de produção de sabão na Semana da Amazônia

O projeto do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá que trabalha com a produção de sabão em barra a partir de óleo de cozinha foi uma das práticas expostas na Semana da Amazônia. A programação, realizada de 4 a 7 de setembro, foi organizada pela Prefeitura Municipal de Macapá para celebrar o Dia da Amazônia.

O produto foi exposto na 1ª Feira da Sociobiodiversidade. Na oportunidade, o instrutor do SENAI, Lucivan Fernandes, explicou aos visitantes detalhes do processo de fabricação. A ação tem como objetivo contribuir com a prevenção ao coronavírus, pois o material produzido é doado às comunidades carentes como forma de incentivar a prática de higiene.

O gestor de Tecnologia e Inovação do SENAI Amapá, José Reinaldo do Nascimento, comenta que também é um dos focos do projeto dar um destino para o óleo, para que o resíduo não cause danos ao meio ambiente. “Uma das grandes vantagens de produzir sabão a partir do óleo de cozinha é que podemos reutilizar algo que seria descartado e transformá-lo em um item essencial para a higiene. Ficamos muito satisfeitos em participar do evento e dividir com o público, informações sobre nosso trabalho, principalmente porque a proposta da programação foi abordar a importância de preservar e proteger a Amazônia”, destacou.

Além do SESI e do SENAI, que fabricam o sabão, a iniciativa conta com a parceria da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), responsável por capacitar pessoas interessadas em aprender a fazer o sabão; da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), que faz o transporte do óleo; e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que articula a doação do resíduo.

A atividade é conduzida pelos profissionais do SESI e do SENAI Amapá, Alan Matos e Everaldo Terceiro, além do gestor de Inovação e Tecnologia do SENAI, José Reinaldo do Nascimento, e da coordenadora da Unidade Santana, Sandra Duarte.

SESI e SENAI Amapá apresentam projeto de produção de sabão na Semana da Amazônia.

Assessoria de Comunicação do SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *