Setembro Amarelo: Prefeitura de Macapá intensifica autocuidado em tempos de pandemia

“Em tempos de pandemia, o autocuidado é fundamental”. Este é o tema da campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio e saúde mental. Neste contexto de pandemia, a Prefeitura de Macapá intensifica a programação e informa à população sobre locais e horários de atendimentos para orientação e acolhimento psicológico.

A proposta da programação é ouvir e orientar a população sobre o cuidado com o excesso de informações ruins, os níveis de estresse com a rotina em casa, ansiedade, medo da Covid-19 e como isso pode desencadear comportamentos diversos e não muito saudáveis, seja por condição da pandemia e isolamento social, seja por sofrimentos decorrentes de outras causas, para serem escutados por um profissional da saúde mental.

“Essa programação é para os pacientes que buscam fazer o acolhimento e ter uma orientação sobre aflições e angústias. Se você se sente deprimido, triste e tem dificuldade de assimilar perdas e precisa verbalizar isso, nos procure nessas unidades”, explica o psicólogo Jean Roger.

A programação, com orientação e acolhimento, ocorrerá dia 16, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), das 8h às 12h; dia 26, na Praça Floriano Peixoto; dia 30, na UBS São Pedro. Nos dias 18 e 25, acontecerá uma programação na UBS Rosa Moita, com enfoque para a população LGBTQIA+ e oferta dos serviços de vacinas, teste rápido, coleta de PCCU e exames laboratoriais.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza os atendimentos psicológicos após agendamento exclusivo por telefone nas UBS’s Pedro Barros, Rosa Moita, São Pedro e distrito do Coração. Os números são: UBS do Distrito do Coração – 98813-3839; UBS São Pedro – 98813-8813 e 98813-3435; UBS Pedro Barros – 98813- 3496 e 98813-3455 e UBS Rosa Moita – 98813-3449 e 98813-3576.

No Centro Especializado em Reabilitação (CER), o atendimento é para pacientes pós Covid-19 e que necessitam de acompanhamento psicológico. Este serviço pode ser agendado por telefone, em horário comercial, pelo número 98802-8388.

Secretaria Municipal de Comunicação
Cássia Lima
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *