Síndrome gripal: treinamento busca preparar profissionais do Samu e Unidades de Emergência para melhor atender a população

Protocolos específicos para serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) nos cenários de transmissão comunitária das síndromes gripais são atualizados sempre que necessário. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou nesta quarta-feira (31) capacitação aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das unidades de emergência do município.

Um dos palestrantes, o enfermeiro Luan Andrade, abordou diversos temas, entre eles, ‘Conduta e Manejo de Pacientes’ e ‘Cuidados e Precauções’. Para ele, foi o momento de atualizar os profissionais que atuam nas unidades e são porta de entrada e pré-hospitalar.

“Na capacitação buscamos atualizar os profissionais sobre o alinhamento de condutas, para manejar o paciente dentro de nossos serviços, além de conseguirmos identificar as deficiências”, enfatizou.

Organizado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), durante a formação os profissionais receberam treinamento e orientações sobre o manejo de síndrome gripal e de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). O programa de treinamento incluiu palestras como medida de preparação aos servidores, visando melhor atender a população.

Conforme o diretor do Samu do município, Dr. Eder Favacho, o treinamento é a possibilidade de ressaltar as formas de cuidados com os pacientes. Ara ele, nesse período, é de grande valia. “O nosso intuito é preparar ainda mais os profissionais para o atendimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais. É uma forma de esclarecermos sobre o alinhamento do manejo dessas pessoas”, comentou Eder.

Já para a enfermeira Desirée Costa, é um treinamento que ajuda os profissionais a desenvolverem suas habilidades de forma ainda mais eficaz e segura.

“São adotados procedimentos com as informações que todos os profissionais da rede municipal de saúde precisam, baseados em protocolos que são seguidos diante do momento atual, tudo para oferecer uma assistência que garanta a segurança de todos”, disse Desirée.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *