SIPLAG É APRESENTADO A GESTORES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS

Governador durante a apresentação do Siglap – Foto: Márcia do Carmo.
Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan) apresentaram, nesta sexta-feira, 25, no auditório do Museu Sacaca, o Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag) ao governador do Amapá, Camilo Capiberibe, secretários de Estado e gestores de órgãos públicos do governo estadual.

O Sistema tem todas as funcionalidades disponibilizadas pela Internet, permitindo ao gestor acessar suas informações de qualquer lugar. O objetivo da iniciativa é a integração e nivelamento das instituições públicas do Estado, além do compromisso com a transparência, pois todas as informações armazenadas pelo Siplag são repassadas para o banco de dados do Portal da Transparência.

O Siplag permite a consulta detalhada de empenhos públicos. Os gestores estaduais também poderão monitorar quando o valor é empenhado, a ser pago ou já efetuado em diferentes áreas da máquina pública governamental. A sociedade poderá acompanhar a utilização dos recursos públicos estaduais através do site: HTTP://transparencia.ap.gov.br.

Conforme o titular da Seplan, Juliano Del Castilo, a orientação do governador Camilo Capiberibe é que os secretários de Estado acompanhem a execução orçamentária e financeira de seus respectivos órgãos pelo Siplag.

“A orientação do governador é que os gestores de instituições públicas estaduais se aproximem, nivelando a administração integrada. Cada secretário deverá aprender a usar o Siplag, assim eles terão controle de seus gastos e ajudarão o Amapá a avançar, em todos os setores”, enfatiza Juliano.

As informações contidas no Siplag estão disponíveis há vários anos, mas por determinação política, eles não eram disponibilizados à sociedade amapaense. Segundo o governador do Estado, o uso do Sistema e a abertura dos dados para o povo marcam um novo momento no Amapá. Para Camilo Capiberibe, todo secretariado tem que saber manusear o Siplag.

“A realização deste evento visou esclarecer todo o nosso secretariado sobre este Sistema e fazê-los compreender a importância do envolvimento deles na gestão financeira, principalmente conhecer o Siplag, que é a principal ferramenta para isso. Eles poderão usar as informações para auxiliar em suas administrações, além de disponibilizar estes dados para a sociedade, fazendo um governo transparente”, avalia o governador.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *