Sistema criado pelo município atualiza dados da vacinação contra a Covid-19 em Macapá

A esperança do fim da pandemia se renova com a vacinação de cada cidadão já imunizado contra a Covid-19. Em Macapá, para que esse processo de vacinação seja transparente e justo com a população, a Subsecretaria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Planejamento desenvolveu um sistema de atualização constante, o vacinômetro.

O banco de dados registra a quantidade de pessoas que já tomaram a vacina contra o novo coronavírus, seguindo o Plano Municipal de Vacinação e a ordem dos grupos prioritários. Com o vacinômetro, a lista apresenta os nomes e as unidades que já receberam os imunizantes.

Os servidores Lucas Quintela e Auriane Moraes são os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema que determinou a transparência como principal caraterística do vacinômetro.

“Com nosso link é possível fazer consulta através de filtros pelos nomes e lugar de vacinação. A aplicação permite a extração de relatórios em planilhas de Excel e CSV da base de dados das pessoas que já foram cadastradas no sistema como vacinadas”, explica Lucas, diretor de Desenvolvimento.

Além da gestão da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), a lista é alimentada diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de acordo com o avanço das vacinações. A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria acompanha e fiscaliza os dados de acordo com as normas dos órgãos de controle.

“O importante é ressaltar que unimos forças para tornar esse processo claro e acessível para população. Incentivamos a sociedade a acessar a lista, acompanhar os nomes e exercer seu poder de controle individual”, concluiu a secretária municipal de Planejamento, Fernanda Cabral.

Transparência

A criação do vacinômetro é uma determinação do prefeito Dr. Furlan com a publicação do decreto municipal 1072/2021 – PMM, que prevê a divulgação do nome de cada cidadão já imunizado como forma de assegurar a transparência no processo, mostrando o compromisso e seriedade com a campanha.

O endereço está disponível no site da Prefeitura de Macapá, através do link www.macapa.ap.gov.br/coronavirus.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *