Sistema Eletrônico de informações do TRE Amapá gera economia na gestão dos recursos públicos

JustiçaEleitoral1

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) apresentou os primeiros resultados obtidos com a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Em outubro de 2015, com a implantação da ferramenta, os processos administrativos do TRE passaram a ser totalmente eletrônicos.

Em números, o consumo de papel de outubro de 2014 a março de 2015 era de 321 resmas de papel. A mesma contagem foi realizada exatamente um ano após a implantação do novo sistema. O resultado foi à utilização de somente 203 unidades do mesmo material. Ao todo, foram economizados 118 pacotes do produto após a introdução do SEI.

Além da economia financeira, em um semestre foram salvas seis árvores que levariam 15 anos para estarem prontas para o corte. Houve também a economia de 63.720 litros de água, referentes ao total de resmas que os servidores deixaram de consumir (540 litros por resma).

O Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Dr. Veridiano Colares, explicou que desde outubro de 2015 o TRE-AP não usa mais papel no trâmite de processos internos, o que possibilita, entre outras coisas, a ecossustentabilidade, agilidade, segurança e transparência no andamento dos processos administrativos.

O novo Sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e já é adotado em mais de 40 órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Na rede da Justiça Eleitoral é usado por Tribunais como TSE, TRE-AC, TRE-RR e TRE-TO.

O SEI

O SEI é uma plataforma que compreende vários módulos e funcionalidades que proporcionam eficiência administrativa. É um sistema informatizado de gestão de processos e documentos eletrônicos. Sua interface é amigável e favorece uma navegação intuitiva. Sua utilização permitirá o desenvolvimento de práticas inovadoras de trabalho e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação em tempo real.

Serviço:
Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP
Daniel Alves, com colaboração do chefe da Asplan, Dr. Cláudio Xaxier
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *