SNCT 2017: Workshop aborda novas tecnologias em produtos farmacêuticos de origem vegetal

A nanotecnologia, que é a manipulação da matéria em uma escala molecular, aplicada à fabricação de produtos farmacêuticos de origem natural é o tema do II Workshop de Tecnologia de Fitoprodutos, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro de 2017 no auditório do Departamento Acadêmico de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). O workshop integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), evento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

Segundo a professora Raquel Araújo, uma das organizadoras do evento, o objetivo do workshop é promover a discussão científica sobre a nanotecnologia fitofarmacêutica.

“A intenção é mostrar o que está sendo feito aqui na Unifap em termos de pesquisa de produtos fitofarmacêuticos utilizando a nanotecnologia. Virão palestrantes de outras instituições que abordarão assuntos relacionados à nanotecnologia e/ou fitoprodutos e o workshop também objetiva que estudantes adquiram esse conhecimento, profissionais sejam capacitados e investidores tenham conhecimento da pesquisa no estado, e quem sabe se interessem pelas patentes que pesquisadores da Unifap já depositaram. A programação abrange estudos realizados na Unifap e em outros estados e procura debater também o que não está sendo feito, trazendo novos olhares e experiências”, explica Raquel Araújo.

A programação do workshop inicia no dia 26 com a palestra “Sistemas nanoestruturados: Uma realidade distante?”, que será proferida pelos pesquisadores da Unifap, Anna Eliza Oliveira e Raquel Araújo, e pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edemilson Conceição. Produtos naturais para a área de nanotecnologia e usos de sistemas nanoestruturados na indústria nacional são outros assuntos que serão abordados ao longo do evento. A programação completa pode ser conferida no site oficial do workshop e no site local da SNCT 2017.

O II Workshop de Tecnologia de Fitoprodutos é uma realização do Laboratório de NanoBiotecnologia Fitofarmacêutica da Unifap, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Confira todas as informações do workshop no site oficial do evento.

SNCT 2017

A “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: A Matemática está em tudo” ocorrerá no estado entre os dias 23 a 27 de outubro de 2017, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Embrapa Amapá, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Iepa e auditório do Conselho Federal de Medicina.

A Matemática foi escolhida como tema da SNCT 2017. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema ocorrerão no Brasil nos próximos anos: a Olimpíada Internacional de Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2008), ambos pela primeira vez no país.

Saiba mais no site oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Serviço:

II Workshop de Tecnologia de Fitoprodutos

Dias 26 e 27 de outubro de 2017, no auditório do Departamento Acadêmico de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Marco Zero do Equador (Rod. Juscelino Kubitschek, Km 2, bairro Jardim Marco Zero, Macapá-AP). Gratuito. A programação completa do Workshop está disponível aqui. Informações: 4009-2927 / [email protected].

Jacqueline Araújo
Jornalista – DRT 2633/PA
Assessoria Especial da Reitoria – Unifap
3312-1704 | 98138-9124

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *