Sociedade do Superego, a SS! (parte II: pensando…)


Poder, inveja e traição. Realidade de quem experimenta o poder. E não precisa ser um super poder. Basta ocupar posições de destaque, chamar para si a responsabilidade, assumir um cargo. Os aficionados pelo poder, adoram cargos! São tão idiotas que não entendem as exigências que um cargo público pode ter, talvez por serem idiotas mesmo, ou por se acharem muito espertinhos e não acreditarem que um dia podem vir a ser cobrados por seus atos. Dai só pensam em beneficiar a si próprios. A maioria desses são engraçados, simpáticos e extremamente preguiçosos, não produzem nada!
O Facebook é um que pode facilitar ou dificultar as relações entre as pessoas. Por isso, antes de escrever ou compartilhar algo temos que refletir bem sobre a consequência daquilo que postamos. Nem sempre sabemos o que queremos dizer (o inconsciente é poderoso!)… Mas a SS exerce mais uma vez seu poder sobre muitos. O que vemos muitas vezes são discursos furados, que apenas reproduzem idéias dos outros. Mais uma característica da SS: reproduzir ideias, ctrl c crtl v! Afinal, produzir conhecimento exige dedicação, disponibilidade, trabalho árduo de reflexão, pensamento crítico e de suspensão do cotidiano, e tudo isso dá muito trabalho, faz perder a novela, alguns FDS com os amigos na bebedeira, o passeio no shopping e por ai vai. 
Na sala de aula vivo me questionando sobre qual é o real papel do professor. Cheguei até a ensaiar a diferença entre ser professor e ser educador. Este último encara os conflitos, não controla, monitora, acompanha; evita julgamentos do tipo “esse ai não quer nada” só porque a pessoa não presta atenção em sua aula! O educador não tem preferência, tem preferências! Tem vários pesos para várias medidas, já que seus educandos são diferentes entre si. Já o primeiro segue as regras da relação com o aluno (literalmente A LUNO) e as questiona pouquíssimo, um, para garantir sua autoridade, dois, para manter-se seguro e três, deve ser também por alguma necessidade de poder mais inconsciente. Inconsciente! O superego é uma instancia psíquica inconsciente… hum… deve ser por isso que muitos trabalhadores da educação são só professores.
Janisse Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *