Software ajuda estudantes de escola pública no aprendizado da matemática

unifap1

O ensino da matemática, com algumas exceções, sempre representou um enorme desafio para professores e alunos do Ensino Fundamental ao Médio. Diante dessa realidade nem sempre motivadora, o professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rafael Pontes Lima, resolveu verificar em sua tese de doutorado as potencialidades no uso de tecnologias digitais nessa área.

Durante a pesquisa, o professor desenvolveu o software Fractron e uma sequência didática que foi aplicada para 260 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Antônio Lima Neto, localizada no Bairro Infraero, zona norte de Macapá. Segundo Rafael Lima, o uso do software educacional, aliado a sequência didática proposta no estudo, possibilitou ao professor da disciplina a oportunidade de interagir de forma direcionada as necessidades do aluno.

“Os professores puderam contextualizar as questões de matemática para uma realidade mais significativa ao contexto social dos estudantes”, explicou. Entre os resultados alcançados, Rafael Lima destaca também a motivação dos alunos em aprender a partir de uma proposta de ensino capaz de torná-los atores principais na construção do conhecimento.

A pesquisa mostrou a possibilidade de desenvolver ciência e tecnologia genuinamente amapaenses. “Nós precisamos estimular o processo de construção e formação do saber científico desde a educação básica”, destaca. A pesquisa de doutorado apresentada pelo professor é uma aposta em uma educação de qualidade, um instrumento capaz de tornar o Amapá um Estado forte e desenvolvido cientifica e tecnologicamente.

“Os resultados se configuram como norteadores para as políticas públicas educacionais do Estado, quanto ao investimento na capacitação de professores para o uso de tecnologias digitais orientados ao ensino em sala de aula”, pondera Rafael Lima. O Software Fractron e toda a sequência didática ficarão disponíveis de forma gratuita no site do grupo de pesquisa coordenado pelo professor.

As escolas que tiverem interesse em utilizar o software para capacitar os professores no uso dessas tecnologias podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]; ou acessar o LIDES (Laboratório de Inclusão Digital e Engenharia de Software) no link http://lides.unifap.br/fractron

Serviço:

Prof° Rafael Pontes Lima: 99112-5583
Kleber Soares
Assessoria de Comunicação – UNIFAP.
3312-1704 / 99153-3761

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *