Software educacional é o primeiro registro de propriedade industrial da Unifap

A edição número 2402 da Revista da Propriedade Industrial (RPI), veiculada dia 17 de janeiro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), trouxe o primeiro registro de propriedade industrial da Universidade Federal do Amapá (Unifap): o software educacional Fractron, programa de computador que auxilia no ensino das operações matemáticas com frações. Para marcar a conquista, a Universidade realizará uma cerimônia de certificação nesta quarta-feira, 25, às 10h, no auditório do Conselho Superior (Consu), localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Os autores do software são o professor do curso de Ciência da Computação, Rafael Pontes de Lima, o analista de sistemas do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), José Luis Soares Batista, e o docente da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Pedro Franco Sá. Rafael explica que o Fractron será utilizado via internet, como ferramenta de uso público e gratuito para professores, alunos e interessados no ensino do conceito de frações.

“Desenvolvemos o Fractron durante meu doutorado e aplicamos como experimento da tese na Escola Estadual Antonio Lima Neto, no bairro Novo Horizonte, em Macapá (AP). Participaram da pesquisa professores de matemática e aproximadamente 200 alunos do 6º ano da escola. Um importante colaborador foi o analista de sistemas do NTI, José Luis Batista, que voluntariamente acreditou no projeto e trabalhou comigo no desenvolvimento do programa.Com o registro do Fractron, buscaremos apoio do Ministério da Educação e das secretarias de educação dos estados para divulgar e implementar nas escolas públicas este importante instrumento didático. A ideia é formar professores para que utilizem o software no ensino de operações com fração nas escolas”, informa Rafael.

Desenvolvimento técnico-científico

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Unifap é o setor responsável pelo envio de solicitação de registro de qualquer tipo de propriedade intelectual gerada na Instituição e pela proteção das invenções desenvolvidas na Universidade. Daniel Chaves, diretor do Nitt, afirma que o registro do Fractron demonstra que as pesquisas realizadas por docentes e suas aplicações têm alcançado êxito.

“Tais esforços – produção, registro e obtenção do registro – são parte essencial do trabalho da Unifap na garantia da qualidade, da soberania e da implementação da sua produção intelectual e industrial diante dos órgãos de competência. Os esforços na pesquisa e no desenvolvimento também se deslocam, na atual gestão da Universidade, para o fortalecimento e adensamento de pedidos de concessão de patente para invenções e modelos de utilidade, visando à melhoria quantitativa e qualitativa dos coeficientes da nossa pesquisa científica em todos os segmentos para a transformação e evolução do ambiente acadêmico da Unifap”, avalia Daniel.

Sobre o Fractron

O Fractron surgiu a partir da intenção do professor Pedro Sá, orientador do professor Rafael Pontes no Programa de Doutorado em Ensino de Ciência e Matemática (Reamec – UFMT), em desenvolver uma tecnologia que possibilitasse utilizar o computador como ambiente de ensino das operações com frações, utilizando uma sequência didática que permitisse a interação entre professor e alunos no ambiente de sala de aula.

Para Rafael Pontes, o uso das tecnologias no cotidiano impõe às pessoas a habilidade em realizar cálculos, resolver problemas e compilar informações, acarretando, dessa forma, uma mudança na forma de ensinar e estudar Matemática.

“As pesquisas em Educação Matemática mostram que muitos esforços vêm sendo realizados por professores, educadores e pedagogos para tornar o ensino e a aprendizagem da Matemática mais significativa para os alunos. O uso de tecnologia no ensino de Matemática, resolução de problemas, jogos, enunciados contextualizados, entre outras estratégias vêm sendo utilizadas em sala de aula com o intuito de desmistificar a disciplina e torná-la mais acessível e possível de ser aprendida por todos”, finaliza.

Texto: Jacqueline Araújo
Jornalista – DRT 2633/PA
Assessoria Especial da Reitoria – Unifap
3312-1704 | 98138-9124

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *